Rio Grande do Sul

Esteio divulga contemplados com vagas na Educação Infantil

A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulgou nesta sexta-feira (29) a lista com as crianças de zero a três anos contempladas com vagas de berçário e maternal nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), nas escolas conveniadas e em instituições das quais a SME compra vagas. Ao todo, estão sendo atendidas 474 crianças, inscritas na seleção aberta em fevereiro, o que corresponde a 78,74% das inscrições válidas.

Os pais ou responsáveis beneficiados deverão ir diretamente nas escolas para as quais as crianças foram designadas para fazer a matrícula entre hoje (1º) e quarta-feira (3). Outras 128 crianças estão na lista de espera e serão chamadas ao longo dos próximos meses, conforme forem abrindo novas vagas (as novas vagas serão divulgadas às segundas-feiras no site da Prefeitura).
Para as EMEIs e EMEB Paulo Freire – que tem turmas de Educação Infantil –  estão sendo encaminhadas 358 crianças. Cinquenta e cinco serão atendidas em escolas particulares com as quais a SME tem contrato e 61 vão para as escolas Gustavo Nordlund e Sestília Anna Toniollo, conveniadas com a SME. Entre as contempladas, 107 crianças serão atendidas na futura EMEI Denise Bortolini, que está em fase final de implantação no bairro Olímpica. A SME vai entrar em contato com os pais ou responsáveis para encaminhar o processo de matrícula nas próximas semanas, antes de sua inauguração. A previsão da Administração Municipal é de que as aulas iniciem neste novo espaço ao longo do mês de maio.

Das 629 inscrições recebidas em fevereiro, 27 foram canceladas por falta de documentação que comprovem a residência da criança em Esteio. A seleção dos contemplados é feita por uma comissão da SME, com representação da Secretaria, do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores. Esse grupo faz a análise socioeconômica de todos os inscritos tomando como base o Decreto Municipal 4.095/2009, que estabelece critérios para a concessão de vagas na Educação Infantil para crianças de zero a três. As vagas de turno integral são direcionadas a mães que trabalham empregadas durante todo o dia ou para crianças em vulnerabilidade social.

Com os beneficiados na lista desta sexta-feira, a Educação Infantil chegou a 3.5 mil crianças atendidas, sendo 1,2 mil de zero a três anos (berçário e maternal) e 2,3 de quatro e cinco anos (pré-escola). De acordo com a coordenadora da Central de Matrículas da SME, Janice Izabel de Oliveira, todas as inscrições de crianças de zero ano foram atendidas.

A próxima inscrição para vagas no berçário e maternal ocorre em agosto. Para a pré-escola o cadastro será feito em outubro. A SME ainda definirá as datas e vai comunicar os prazos no site da Prefeitura.

Contemplados com vagas na Educação Infantil
Acesse a lista aqui

Matrículas: De segunda (1º) a quarta-feira (3)
Local das matrículas: Nas escolas para as quais as crianças foram contempladas
Documentação necessária:
– Certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança
– Documento de identidade (com foto) do responsável pela inscrição (apenas os responsáveis poderão fazer a matrícuça)
– Comprovante de endereço atualizado em nome dos pais ou responsáveis legais

Botão Voltar ao topo