A maior feira industrial do mundo, a Hannover 2019, foi inaugurada na noite de domingo, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gilberto Porcello Petry, que lidera uma comitiva de 30 empresas ao evento, 15 delas gaúchas. O destaque este ano são as inovações na rede 5G e na Inteligência Artificial (AI) no desenvolvimento de tecnologia para o uso industrial, mostrando a interação entre humanos e máquinas na visão da fábrica do futuro. Robôs colaborativos são apresentados pelas maiores empresas mundiais neste campo. Em seu pronunciamento, a chanceler alemã Angela Merkel ressaltou a importância da economia digital e a necessidade de os países atuarem de forma colaborativa, em especial no âmbito da União Europeia.
País-parceiro este ano, a Suécia está com 160 empresas expositoras apresentando o conceito, “Sweden CO – LAB Innovate with us”, que é o estímulo à colaboração. O primeiro-ministro sueco, Stefan Loefven, afirmou que a Suécia e a Alemanha deveriam cooperar mais na indústria e aprender uma com a outra. A programação da missão empresarial em Hannover prevê, além de circuitos guiados aos pavilhões da feira com apoio de consultoria local, palestras e visitas técnicas a unidades da Airbus e da Volkswagen. Durante esta semana, Gilberto Porcello Petry fará reuniões com um fundo árabe e um grupo alemão.
A realização da missão empresarial é da CNI, com articulação da FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), colaboração da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RS (Sebrae-RS). A feira prossegue até a sexta-feira, dia 5.