Rio Grande do Sul

Escola Municipal de Portão participará de etapa nacional de Olimpíada de Raciocínio

XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab reunirá no dia 4 de maio, em São Paulo, alunos que utilizam jogos de raciocínio de metodologia inovadora

São Paulo, 4 de abril de 2019 – Alunos da Escola Municipal de Visconde de Mauá, de Portão, participarão da Etapa Nacional da XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, competição entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Mais de 100 escolas da rede pública e privada de todo o País competiram na seletiva da Fase Classificatória Digital, com a realização de 5 mil partidas por meio da plataforma da empresa.

Com isso, os estudantes representarão uma das 10 escolas da rede pública que foram selecionadas para a competição da Fase Nacional, em São Paulo, onde é eleita a Melhor Equipe do Brasil. As duas equipes vencedoras na etapa nacional, uma da área pública e outra da área privada de ensino, participarão das Olimpíadas Internacionais da Mind Lab em junho de 2019, na cidade de Budapeste, na Hungria, competindo com alunos de diferentes países que utilizam a metodologia.

A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

“Percebemos a importância do exercício das habilidades adquiridas na escola quando vemos o entusiasmo e o engajamento dos estudantes em relação a suas equipes durante a competição. Para a Mind Lab, é gratificante ver o resultado da aplicação do Programa MenteInovadora na vida das crianças e jovens, por meio da construção da capacidade de trabalho em equipe e do desenvolvimento de um espírito competitivo saudável e construtivo”, explica a diretora pedagógica da Mind Lab, Sandra Garcia.

Em 2017, alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá, da cidade de Portão (RS), venceram as Olimpíadas Internacionais da Mind Lab, realizada na Ilha de Creta, na Grécia. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira venceu a competição. Os brasileiros competiram com estudantes de outros seis países: Itália, Reino Unido, Panamá, Austrália, Romênia e Turquia, e trouxeram para casa o título de campeões mundiais.

Sobre o MenteInovadora

O programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do Mente Inovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em 21 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 20 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerc a de 5.000 professores para aplicar suas metodologias, em 17 estados brasileiros.

Botão Voltar ao topo