Variedades

Maior livraria flutuante do mundo aporta no Uruguai até 21 de abril

Montevidéu é uma das cidades com maior número de livrarias per capita do mundo. Pode-se dizer com certeza que há mais de 60 livrarias ativas na cidade, um número bem alto levando em consideração que moram um milhão e meio de habitantes em Montevidéu. No marco do dia internacional do livro, 23 de abril, aporta na cidade até dia 21 de abril a maior livraria flutuante do planeta. 

A “Logos Hope” é uma embarcação que contém uma biblioteca com mais de 5 mil livros diferentes a bordo. Pilotado pela GBA Ships – organização sem fins lucrativos com sede na Alemanha – opera embarcações que promovem programas de intercâmbio cultural, serviço comunitário e livrarias flutuantes. Programação perfeito já que Montevidéu tem uma livraria a cada esquina.

De bairro, livros raros, primeiras edições, especializadas, de antiguidade, de edifícios históricos,  com cantos gastronômicas e artísticos, com grandes jardins onde tomar um café e mergulhar em uma boa leitura; a diversidade é a marca registrada das livrarias de Montevidéu que se tornaram uma grande atração turística e admiradas por aqueles que descobrem a cidade e encontram esses tesouros.

O que permite que antigas livrarias sejam mantidas no tempo e que novas com novos perfis cheguem para conquistar novos públicos?

A resposta é simples. No Uruguai, há uma forte tradição de leitura e escrita, e isso se reflete nos pontos de venda dedicados à atividade. Em 2017 o Uruguai foi o país da América Latina que publicou mais títulos por habitante, segundo o Centro Regional de Promoção de Livros da América Latina e Caribe da Unesco.

Com o intuito de tornar conhecida essa singularidade uruguaia, em 2017 foi criada a Noite das Livrarias, uma iniciativa conjunta do Centro Cultural da Espanha e do setor de livreiros que teve uma aceitação instantânea do público de Montevidéu.

É uma noite, que foi fixada de comum acordo na segunda sexta-feira de novembro, em que as livrarias permanecem abertas simultaneamente até a meia-noite, oferecendo diferentes atividades para incentivar o público a consumir literatura com promoções especiais e ambientes acolhedores.

Em Escaramuza, uma livraria exclusiva localizada no bairro de Cordón, um dos bairros mais efervescentes em termos de propostas gastronômicas e encontros com perfil universitário, não cabia um alfinete na Noite das Livrarias. O diretor da livraria, Alejandro Lagazeta, atribui o sucesso de seu empreendimento iniciado em maio de 2016 ao seu compromisso de promover novas experiências culturais em torno dos livros.

“Acho que uma das principais características que as livrarias contemporâneas devem ter é a grande capacidade de propor atividades vinculantes com livros. Não importa quais sejam as dimensões, eles têm que ter capacidade de gerar toques, workshops e palestras; eles têm que ser capazes de dar novas experiências culturais “, diz ele.

Em Escaramuza, os livros misturam-se com um delicioso bolo de cenoura, uma xicara de chá e um toque de jazz, gerando um resultado memorável. As experiências culturais em torno de livrarias em Montevidéu, estão em cada esquina. O turista certamente encontrará alguma que se encaixe com isso.

Botão Voltar ao topo