Porto Alegre

Ministro da Saúde visita o Grupo Hospitalar Conceição

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visitou na tarde dessa quarta-feira, 10 de abril, o Grupo Hospitalar Conceição. Acompanhado do secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, e do secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Erno Harzheim, Mandetta encontrou-se com o com diretor-superintendente do GHC, André Cecchini, e o diretor administrativo e financeiro do GHC, Paulo Rogério Silva dos Santos, para tratar de diretrizes e metas da gestão.

Após reunião de trabalho, conheceu o Núcleo Interno de Regulação de Leitos (NIR) do Hospital Conceição, que ganhou novo espaço, inaugurado no último dia 4 de abril. Considerado uma referência no país, o setor foi criado em 2012, sendo responsável pela interface com as Centrais de Regulação de Urgência e de Internação, por meio de um sistema de informações do gestor municipal, o Sistema Gerint, definindo as prioridades e encaminhamentos de acordo com a complexidade de cada caso e a capacidade de atendimento. Realiza a gestão dos leitos de todo o hospital, considerando a tipologia dos mesmos: leitos eletivos x agudos x especialidades, mantendo estreita interlocução com a Emergência do Hospital Conceição de forma a agilizar a transferência dos pacientes para as unidades de internação.

O ministro também visitou a obra do Centro de Hematologia e Oncologia do GHC, que está em construção, com previsão de entrega em 2020. O novo prédio prevê sete pavimentos em área projetada total de 14.380,70m². O centro irá reunir no mesmo local unidades de diagnóstico (ambulatório e recursos de imagem) e tratamento (radioterapia e internações) necessárias para atendimento de pacientes com câncer. Além de ampliar o atendimento destes casos pelo SUS, realizará transplantes de medula. A unidade, que contará com 94 leitos, visa humanizar o tratamento hospitalar, conforme a Política Nacional de Humanização (PNH).

Botão Voltar ao topo