Porto AlegreRio Grande do Sul

Inscrições abertas para oficina de teatro na Casa de Cultura Mario Quintana

Estão abertas as inscrições para a oficina Ator x Monólogo, ministrada pela atriz e produtora Joana do Carmo na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). A finalidade é propiciar ao ator autonomia na criação, aprimoramento da linguagem estética e potencialização da identidade artística. As aulas serão de 20 de abril a 22 de junho, sempre aos sábados, das 10h às 13h. A turma tem limite de dez vagas.

Joana concebeu a oficina após perceber a necessidade de existir um espaço onde o ator com experiência possa vivenciar um texto ou personagem que lhe desafie. “Sempre procurei linguagens diversas até descobrir a forma como gostaria de ser percebida como artista”, conta. Ela se questionava sobre o que os atores desejam imprimir enquanto identidade estética e artística. “O ator necessita investigar, aprimorar, exercitar sua criatividade, até encontrar uma forma orgânica e prazerosa de criar.”

A oficina se destina a atores e estudantes de teatro que desejam encontrar novas práticas de interpretação de texto e criação da personagem por meio da investigação para uma encenação. A ideia principal de Joana parte do estudo de textos para monólogos breves. Na oficina, o ator realizará, através do estudo de um monólogo, a vivência do seu personagem ideal. Serão dois meses de imersão em um espaço criativo, a partir de práticas em que o aluno pode encarar um monólogo, reinventar grandes clássicos ou aprimorar projetos pessoais de personagem.

Joana do Carmo foi premiada pelo Fundo Municipal de Cultura de Torres (Fumcutlura) em 2015 para a montagem da peça de teatro de rua “A mulher do atirador de facas”, com direção de Fernando Kike Barbosa. Desde então, o espetáculo teve 38 apresentações em seis cidades gaúchas, além de ter participado de cinco festivais.

A atriz tem formação na Sitorne – Estúdio de Artes Cênicas em Salvador e busca desenvolver seu trabalho com diversos professores e grupos. Morou nove anos no Rio de Janeiro, onde fez cursos com Luiz Carlos Vasconcelos, Hugo Possolo, Fátima Toledo, Walter Lima Jr. e Antonio Amancio. Na capital fluminense, também participou de peças de teatro e produziu o festival “Anjos do picadeiro”. Atualmente, dedica-se aos projetos da Cia Teatral Família&Arte.

Oficina de teatro “Ator x Monólogo”
Quando: de 20 de abril a 22 de junho, sempre aos sábados
Horário: das 10h às 13h
Local: Sala Marcos Barreto, no 4º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre)
Investimento: R$ 300, parcelado em duas vezes
Contatos: (51) 98546-2777, joanarealizoproducoes@gmail.com

Botão Voltar ao topo