NotíciasRio Grande do Sul

Procon de São Leopoldo promove palestra com Viviane Senger

Evento trouxe informações sobre direitos do consumidor

Desafios do Consumidor no século XXI foi o tema abordado pela professora e mestre Viviane Senger nesta terça-feira, 9 de abril. Com uma extensa atuação na área do direito do consumidor e coordenadora da municipalização e educação do Procon, Viviane Senger trouxe sua experiência para compartilhar com o público presente. A palestra foi realizada pelo Procon de São Leopoldo na Escola de Gestão Pública (EGP).

“Todos nós somos consumidores. Este fato coloca o direito do consumidor em posição de destaque”, disse Viviane Senger sobre a importância de abordar o tema e falou sobre os direitos do consumidor e desafios que envolvem as relações de consumo. A professora aprofundou as informações sobre o “crédito facilitado”, que envolve empréstimo pessoal e superendividamento e o “tempo perdido” que é a responsabilidade civil por desvio produtivo do consumidor. Viviane destacou que há uma cultura de gasto, em detrimento da economia, o que tem como consequência os gastos desmensurados.

A diretora do Procon-RS, Maria Elizabeth Pereira, e a representante da OAB-subseção de São Leopoldo, Luísa Hoffmann Netto, compuseram a mesa de abertura. O evento reuniu representantes de órgãos de defesa do consumidor de outros municípios, de entidades, servidores municipais, entre outros.

DIREITOS DO CONSUMIDOR

“Todos precisam conhecer seus direitos básicos, mas há dificuldade em alguns municípios em implementar o Procon Municipal”, disse. Ela elogiou a iniciativa e o interesse da comunidade que lotou o auditório.

Viviane Senger falou sobre os direitos assegurados aos consumidores pela Constituição Federal e previstos no Código de Defesa do Consumidor e alertou sobre os cuidados que devem ser tomados ao serem contratados serviços, ou adquiridos produtos. Também orientou que o consumidor leia atentamente os contratos, as formas de pagamentos, valores, entre outras informações, guarde os comprovantes de compra e protocolos de atendimentos.

A acessibilidade e a atenção às pessoas mais vulneráveis também foi um ponto destacado, considerando os consumidores idosos e com deficiência. Entre os dados apresentados, Viviane ressaltou o crescimento da população idosa que de 2005 a 2015 passou de 9,8% da população para 14,3% e o percentual de 7,2% da população com 14 anos ou mais com alguma deficiência intelectual, física, auditiva ou visual. Ela falou sobre a importância das entidades representativas participarem dos conselhos de consumidores e ainda sobre a educação dos consumidores e fornecedores e tecnologia x “durabilidade” (obsolescência programada).

A diretora do Procon de São Leopoldo, Anajara Nowatzki, agradeceu a palestrante e a equipe que trabalhou na organização do evento.

Botão Voltar ao topo