NotíciasRio Grande do Sul

Professores das escolas municipais de São Leopoldo recebem formação

Com o objetivo de qualificar e potencializar o ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na quinta-feira, 11 de abril, as Reuniões Administrativas Pedagógicas (RAPs) durante o turno da manhã e tarde. Sendo a segunda reunião do ano, o calendário foi discutido e elaborado de forma democrática ainda em 2018. Ao todo, serão cinco reuniões durante o dia e três durante a noite no final de cada trimestre.

Segundo a diretora pedagógica da Smed, Carla Escosteguy, a ação foi pensada priorizando a qualidade do ensino. “As RAPs são os espaços de formação dos professores e professoras. Elas eram realizadas na noite, não sendo uma obrigatoriedade a participação de todos. Legalmente, está previsto que os docentes tenham um tempo para realizar o planejamento das atividades. Acima de tudo, qualifica o ensino, pois o professor estará se atualizando e com a cabeça focada nas atividades, diferente de como era de noite”, disse Carla.

Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barão do Rio Branco, Rosana Allgayer, a troca das RAPs foi positiva para a comunidade escolar. “Desde o ano passado já trabalhamos com os pais, estudantes e a equipe da escola a troca das reuniões. Durante a noite acabava não rendendo, pois muitos professores dão aula o dia todo e chegavam para as reuniões com a cabeça esgotada, sem falar que temos professores de vários municípios. A comunidade escolar apoiou desde o início, pois será uma vez por mês e em dias intercalados”, frisou Rosana.

Alimentação Escolar em pauta

Além da formação dos professores, a quinta-feira, 11 de abril, também foi dedicada aos profissionais que cuidam da área da alimentação das EMEFs. A Smed reuniu no Salão Nobre as merendeiras servidoras e terceirizadas que atuam na rede pública para discutir a qualidade da alimentação escolar.

“Estamos trabalhando muito para haja uma melhora cotidiana da alimentação nas escolas. Reunimos a totalidade de servidoras e terceirizadas para ouvir as demandas delas e dar instruções para o próximo período”, salientou a diretora Financeira da Smed, Joceane Gasparetto.

Botão Voltar ao topo