RS: Fórum estadual debate energia solar e eficiência energética

Os custos com energia elétrica têm um peso considerável na rubrica de despesas de uma empresa. Para fazer frente a estes gastos, muitos empreendedores estão optando pelo uso de energias alternativas. Uma das mais utilizadas é a energia solar. Porém, ainda há muitas dúvidas sobre esse novo mercado e, principalmente, a sua regulação. Para esclarecer questões sobre o tema, será realizado o 1º Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética, de 22 a 24 de maio, em Bento Gonçalves. O evento é promovido pelo Sebrae RS, APLMMeA – Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia e Universidade de Caxias do Sul.

O fórum é destinado a empresários, profissionais da área, investidores e quem estiver interessado em conhecer mais sobre o assunto. O objetivo é ampliar o conhecimento do público sobre investimentos em energia solar e eficiência energética. Para tanto, contempla uma programação que visa conectar empresários do setor e estimular novos negócios com segurança, credibilidade e melhor gestão de tecnologias em energia. São palestras sobre a situação atual do mercado de energia solar, projeções, como melhorar a gestão do setor de energia e também informações sobre legislação e apresentação de cases de geração distribuída.

O gestor de projetos do Sebrae RS Aldoir Morais afirma que a regulação deste mercado é um dos temas que mais desperta interesse. “A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) estuda alterar as regras e isto preocupa os profissionais de energia, pois caso tenha mudanças, vai impactar diretamente no prazo retorno dos projetos fotovoltaicos, prejudicando assim as empresas de energia e clientes investidores”, observa. Uma das principais mudanças em debate pelo governo é a remuneração pelo uso do fio da rede de distribuição de energia elétrica. Nos dias 22 e 23 acontecerão as palestras e, no dia 24, haverá workshops sobre comissionamento em energia solar fotovoltaica e outro voltado aos estudantes de Bento Gonçalves para apresentar boas práticas para a economia de energia elétrica e inserir a ideia de fontes renováveis de energia de uma maneira lúdica e prática.

Durante o fórum será lançado um abaixo-assinado para ser apresentado ao governo estadual e ao Ministério de Minas e Energia solicitando que não ocorram alterações no marco regulatório. O evento será realizado na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves). As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.forumenergiasolar.com.br/inscricao.

Confira a programação:

22 de maio – quarta-feira

9h – abertura

9h10 – saudação das entidades realizadoras

9h35 – palestra – O panorama energético no Brasil – Eberson José Thimmig Silveira – diretor de Inovação, fontes energéticas e mineração da Secretaria de Minas e Energia do RS

10h15 – Palestra – A eficiência energética – Alexandre Moana – presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco)

10h55 – Palestra – O mercado fotovoltaico – Bárbara Rubim – vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

11h55 – Case 01 – O CTG fotovoltaico – João Pedro Demore – consultor de energias renováveis na Yes energia solar

12h10 – Intervalo para almoço

13h30 – Painel 01 – Legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar

15h30 – Intervalo

15h50 – Painel 02 – Financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética

17h50

18h30

Inauguração do projeto “Eficientização dos prédios e instalação do sistema fotovoltaico da UCS Carvi”

23 de maio – quinta-feira

8h – Painel 03 – a cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética

9h50 – Case 03 – Efall e seus projetos fotovoltaicos

10h10 – Intervalo

10h30 – Painel 04 – Como fazer a gestão no setor de energia direito, proteção de investimentos e inovação tecnológica em matéria energética

11h50 – Case 04 – Telha fotovoltaica SENAI

12h10 – Intervalo para almoço

13h30 – Palestra – O futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo – professor Adriano Moehlecke – PUCRS

15h30 – Intervalo

16h – Painel 05 – Projetos voltados à eficiência energética e energia solar

17h30 – encerramento

Sair da versão mobile