Saúde

O que é bursite retrocalcaneana

A dor na região do calcanhar posterior ou superior é comumente causada por pelo tendão de Aquiles (calcâneo) por bursite associada. Os seguintes bursas estão localizados logo acima da inserção do tendão de Aquiles. Subtendinea bursa do calcâneo – Esta bursa (também chamada de bursa retrocalcaneal), situada anterior (de profundidade) para o tendão de Aquiles, está localizado entre o tendão de Aquiles e o calcâneo.

Subcutânea bursa calcâneo – Também chamado de bursa de Aquiles, é encontrado posterior (superficial) para o tendão de Aquiles, que se encontra entre a pele e o aspecto posterior do tendão de Aquiles distal. Inflamação de um ou ambos destes bursas pode causar dor nas regiões do calcanhar e do tornozelo posteriores principalmente próximo ao maléolo medial. A síndrome de Haglund é uma condição intimamente associada a bursite do calcâneo e cursa geralmente com deformidade ossea(destaque do calcâneo superior posterior) .

A inflamação da bursa do calcâneo é mais comumente causada por excesso de uso repetitivo e trauma cumulativo, como visto nos corredores usando sapatos apertados. Tais bursites também podem estar associada a condições tais como a gota, artrite reumatoide e espondiloartropatias soronegativas.

Em alguns casos, a bursite do calcâneo subtendinea é causada por choque entre a bursa do tendão de Aquiles e o osso do calcâneo, que geralmente está saliente. As seguintes reclamações são comumente relatadas pelos pacientes: Dor no calcanhar posterior é a queixa principal; Os pacientes podem relatar claudicação (andar mancando); Alguns indivíduos também podem relatar um inchaço; e A condição pode ser unilateral ou bilateral. Os sintomas são muitas vezes piores quando o paciente começa a primeira atividade após o descanso: Vermelhidão no calcanhar; A área inflamada, que pode ser ligeiramente quente ao toque, é geralmente sensível à palpação.

Causas: Overtraining em um corredor (por exemplo, um aumento excessivo da quilometragem ou intensidade); Sapatos apertados ou mal ajustados que, podem causar muita pressão sobre o calcanhar posterior e tornozelo; e Haglund deformidade (saliência do osso do calcâneo), causando o choque entre o superior proeminência calcâneo aumento posterior e o tendão de Aquiles durante dorsiflexão

Uma pesquisa mais recente (Reule CA, Alt WW, Lohrer H, Hochwald H. Spatial orientation of the subtalar joint axis is different in subjects with and without Achilles tendon disorders. Br J Sports Med. Oct 2011;45(13):1029-34. )sugere que um eixo subtalar desalinhado (medido em termos de inclinação) em relação ao tendão de Aquiles pode resultar numa carga assimétrica de força sobre o tendão, interrompendo a biomecânica normal. Este eixo da articulação alterada está associada com um risco aumentado de patologias, incluindo bursite de Aquiles.

Tratamento
Fisioterapia: Alongamento do tendão de Aquiles gradual e progressivo pode ajudar a aliviar a invasão na bursa calcâneo subtendínea. O alongamento do tendão de Aquiles pode ser realizado com o pé no plano do chão e inclinar para a frente para a parede até que um alongamento suave é sentido no tendão de Aquiles. Manter por 20-60 segundos e, em seguida, é descontraído. Para maximizar o benefício do programa de alongamento, o paciente deve repetir o exercício várias vezes por dia.

Colocação de gelo no calcanhar posterior e tornozelo, a fim de reduzir a inflamação e dor. Pode ser realizada durante 15-20 minutos a uma hora, várias vezes por dia, durante o período agudo, que pode durar vários dias. Alguns médicos também defendem o uso de banhos de contraste, ultrassom ou fonoforese, iontoforese, ou estimulação elétrica para o tratamento da bursite do calcâneo

O nível de atividade do paciente precisa ser diminuído como resultado desta condição, (por exemplo, natação, hidroginástica) devendo ser substituído por meios alternativos de manutenção da força e da aptidão cardiovascular.

Intervenção Cirúrgica
Para os pacientes que têm sintomas persistentes ou progressivos sem melhora com as orientações acima as seguintes intervenções cirúrgicas são as opções que o especialista em pé e tornozelo pode sugerir: A ressecção da deformidade de Haglund, removendo a proeminência do calcâneo superoposterior (ostectomia); Excisão da bursa dolorosa ou bursas; Desbridamento da inserção de Aquiles ou do próprio tendão; Nos casos de ruptura do tendão de Aquiles ou avulsão, cirurgia re-anastomose é indicada; Remoção endoscópica do tecido bursa inflamada e ressecção do osso proeminente. A tendência do especialista é ser minimamente invasivo para que o atleta volte o mais rápido às suas atividades, espero que essas dicas ajudem a aliviar os sintomas e prevenir suas dores nos calcanhares.

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Botão Voltar ao topo