Lojistas aprovam revitalização no Centro de Novo Hamburgo

“Foi um tempo de adaptação que valeu muito a pena. Nossa rua está linda e, mesmo sabendo que ainda não está 100% pronta, já superou minhas expectativas.” A declaração é da lojista da Rua Cinco de Abril, Patrícia Mylius Sperb, que teve seu comércio envolvido diretamente nas obras de revitalização do Centro desde maio do ano passado. “Foram meses de poeira, barro, buracos e barulho que nos exigiram paciência e adequações, mas os clientes agora contam com uma calçada ampla, bonita e a loja está tendo uma visibilidade muito maior”, completa ela que sabe que ainda falta colocar o asfalto, as árvores, a sinalização e organizar a acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

Assim como Patrícia, lojistas, moradores e a comunidade que visita o Centro aprovam as mudanças e consideram as obras necessárias para o desenvolvimento. Outros, ainda, estão na expectativa pelas novidades. É o caso da lojista Gorete Sost que tem sua sorveteria na Rua Magalhães Calvet. Por ser a principal via para os ônibus, a rua será a última a ser revitalizada. “Não vejo a hora de ter uma rua igual à Lima e Silva que ficou maravilhosa. Nosso Centro finalmente será atrativo para os visitantes e segura para os lojistas que muitas vezes tiveram suas lojas alagadas. A comunidade hamburguense merece essa mudança.”

Outra rua em conclusão é a Joaquim Nabuco que está com a primeira e segunda quadras liberadas aos motoristas e pedestres. “Ficou perfeita. Fácil de acessar as lojas, calçadas amplas e mesmo sem o asfalto novo já está bonita. Outra visão de quem vem do bairro para o shopping”, opina a moradora do bairro Canudos que trabalha como vendedora em uma loja no Centro, Maria Ângela do Nascimento, 43 anos. Ela espera agora a conclusão da Praça do Imigrante. “Pelo que ouvi falar, vai ficar ótima para passar o dia com a família. Pracinha, chimarrão e até um espaço para os cachorrinhos”, conta animada.

Nas bancas, ponto considerado tradicional e de grande importância para a comunidade hamburguense, as mudanças ainda não chegaram ao fim, mas já registram elogios. “Superou nossas expectativas e tenho certeza de que é um grande presente à população que passa pelo Centro”, diz o permissionário da Banca 1, Ângelo Siegle. Nas bancas, a instalação de telhado para os clientes e do mobiliário segue nos próximos dias.

As obras de revitalização fazem parte do Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), executado pela Prefeitura e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As mudanças começaram em maio do ano passado e contaram com troca de redes subterrâneas pluvial, cloacal, de água, elétrica e de lógica, padronização de calçadas, acessibilidade, além da Praça do Imigrante e do Calçadão Osvaldo Cruz.

Sair da versão mobile