A Marcopolo lançou ontem, dia 23 de abril, a sua universidade corporativa, a Universidade Marcopolo. A instituição foi criada para permitir e possibilitar que cada colaborador cresça e se desenvolva dentro das competências estratégicas do negócio da companhia, gerando valor para esses profissionais e também para a empresa.
De acordo com Tailise Franco, supervisora das áreas de Treinamento e Desenvolvimento Organizacional, a Universidade Marcopolo tem diversas experiências de aprendizagem para os colaboradores, alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa e aos conhecimentos necessários para que eles desenvolvam suas atividades. “Nosso objetivo é proporcionar a todos os colaboradores, formas e oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Para isso, a universidade é composta por cinco escolas: Escola de Excelência Operacional; Escola de Excelência Comercial; Escola de Inovação; Escola de Liderança, e Escola Lean”.
A Escola de Excelência Operacional tem como objetivo capacitar os colaboradores em segurança, qualidade, entrega e custos, com foco na competitividade. A Escola de Excelência Comercial visa capacitar a equipe de vendas para atuar com excelência na gestão comercial, maximização de negócios e fidelização dos clientes. A Escola de Inovação, capacitar os colaboradores para uma cultura de inovação em serviços, processos e produtos. A Escola de Liderança, desenvolver líderes em gestão de negócios e pessoas. E a Escola Lean, capacitar continuamente todos os colaboradores na filosofia LEAN.
Segundo Priscila Cattuzzo Marchioretto, analista de Treinamento e Desenvolvimento, cada colaborador tem disponível diferentes cursos conforme o seu perfil e área de atuação. “As escolas elegíveis para cada colaborador estão habilitadas no perfil de acesso online de cada um e os cursos são presenciais ou online (e-learning, artigos, quizz e vídeo-aula entre outros). Além das escolas os colaboradores contam com cursos de autodesenvolvimento (EAD – Educação à distância) que podem ser acessados via internet ou aplicativo”.
“Todos os meses estarão disponíveis novos cursos e, a cada seis meses, a grade com a oferta de cursos será analisada e revisada para permitir o contínuo desenvolvimento dos colaboradores, de maneira dinâmica e moderna”, explica Tailise Franco.