NotíciasRio Grande do Sul

Maio Amarelo: objetivos do movimento em Caxias do Sul

Peça teatral com a temática do trânsito foi encenada na sexta-feira (26/04)

O propósito do movimento Maio Amarelo foi lançado nesta sexta-feira (26/04) em Caxias do Sul. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) apresentou os conceitos e as ações locais que serão desenvolvidas ao longo do próximo mês na cidade em um evento para servidores municipais e comunidade. Ao todo, serão mais de 60 iniciativas com a temática do trânsito com diversos públicos e em diferentes pontos de Caxias do Sul.

De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz, o período serve de alerta para que cada pessoa reflita sobre a sua responsabilidade como condutor, motociclista, ciclista e pedestre. Ele apresentou um vídeo institucional produzido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária que mostra crianças aconselhando adultos para atitudes seguras no dia a dia do trânsito. “Ô pai, deixa para atender o celular depois da viagem”, pediu uma delas na peça publicitária.

“Focamos cada vez mais nas crianças porque elas são os nossos multiplicadores. E essa campanha vai ao encontro desse objetivo. Deem atenção para quem vocês amam. Por isso, o nosso pedido é que os adultos ouçam as suas crianças, porque elas não possuem filtros e percebem facilmente o que é certo e o que é errado”, afirmou Queiroz.

Ainda durante o evento, foi apresentada uma peça de teatro organizada por estudantes da Escola Estadual São Caetano. Os jovens participaram do projeto Acolhedores, realizado pela primeira vez durante o ano passado pela EPT em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave). A encenação foi baseada na história do estudante Jackson Bottim, que ficou tetraplégico após ser atropelado por um veículo em Garibaldi aos cinco anos. Hoje, aos 11, ele passou a mensagem final da peça. “Sejam responsáveis no trânsito para que nenhuma outra pessoa tenha os sonhos interrompidos”, aconselhou.

O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, fez um apelo para que a comunidade adote medidas seguras. “Se eu pudesse fazer um pedido, seria de que pudéssemos passar um dia inteiro sem que precisássemos aplicar qualquer tipo de multa aos condutores. Cada multa é uma derrota de nós todos como sociedade. Não existe indústria da multa e nós reforçaremos isso em cada oportunidade de falarmos sobre o comportamento do nosso motorista”, resumiu o secretário, que também parabenizou os estudantes pela abordagem da peça.

Ações

Estão previstas mais de 60 iniciativas com a comunidade em diversos pontos da cidade durante o Maio Amarelo. As atividades contarão com cursos gratuitos abertos à população, novos projetos, palestras em Centros de Formação de Condutores (CFCs) e entidades, atividades educativas em escolas da rede pública e privada e nas ruas de Caxias do Sul.

Com os jovens, serão desenvolvidos dois projetos: Acolhedores e Jovem no Trânsito. Ambos buscam conscientizar e formar novos multiplicadores para que boas atitudes sejam compartilhadas e disseminadas entre o público. Também será desenvolvido o programa Fiscal por um Dia, que convidará a comunidade a vivenciar a rotina dos fiscais de trânsito do município.

Haverá novas turmas dos cursos de Mecânica de Batom e Bigode (voltados à manutenção e dicas básicas sobre automóveis para mulheres e homens), Mecânica de Capacete (com dicas para motociclistas), Superando o medo de dirigir (atividade voltada à orientação para pessoas com dificuldade de conduzir o veículo nas ruas) e Viva Bike (capacitação para a formação de ciclistas).

Botão Voltar ao topo