NotíciasRio Grande do Sul

Capacitação em Mecanismos de Incentivo à Cultura em Novo Hamburgo

Secretaria Municipal da Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural lançam curso

Durante os dias 9, 10, 11, 17 e 18 de maio, artistas, agentes e produtores culturais do setor privado e gestores públicos atuantes na área cultural e da economia criativa de Novo Hamburgo poderão participar da Capacitação em Mecanismos de Incentivo à Cultura, ministrada pela Luiza Pires e pela Dedé Ribeiro, da Liga Produção Cultural.

O curso, presencial e gratuito, tem como objetivo qualificar agentes para elaborar e gerenciar projetos culturais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Pró-cultura RS LIC).

Destaque para ementa da capacitação que engloba desde a concepção do projeto comercial até técnicas para captação de recursos, contribuindo assim para a viabilidade dos projetos.

As inscrições já iniciaram e podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/2GBXfkQ. Salienta-se que são 60 vagas disponíveis e os cadastros de agentes culturais residentes ou domiciliados no município serão priorizados, de acordo com ordem de chegada.

Os participantes com 75% de frequência receberão certificados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Cultura.

Mais informações sobre a capacitação pelo e-mail culturanh@novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3593.2013.

MINISTRANTES:

Dedé Ribeiro e Luiza Pires são as criadoras da Liga Produção Cultural. Com grande experiência de docência, já lecionaram em vários estados brasileiros, além de Montevidéu, Lisboa e Luanda. Dedé é jornalista, com pós-graduação em produção cultural pela Universidade de Paris I / Sorbonne, na França e Mestre em Artes Visuais pela UFRGS (Porto Alegre). Desde 1977, atua como produtora cultural, tendo se responsabilizado por shows e discos de grandes nomes da música. Foi produtora da Unisinos, diretora da Usina do Gasômetro e Coordenadora Geral do Santander Cultural. Foi diretora de produção da programação cultural oficial do Fórum Social Mundial. Trabalha com turnês de artistas gaúchos e festivais na Europa, notadamente na França, Áustria e Suíça. Lecionou em instituições como UFRGS, PUC, UNISINOS, IPA e Castelli. Luiza já foi coordenadora administrativa da Casa de Cultura Mario Quintana, do Santander Cultural e atualmente é diretora da Liga, com diversos projetos e políticas culturais sob sua responsabilidade.

CRONOGRAMA DO CURSO:

09/05/19 | QUINTA-FEIRA

  • 18h às 19h – Credenciamento
  • 19h às 22h – Planejamento estratégico para projetos culturais e concepção de projeto comercial para venda.
    Ministrante: Dedé Ribeiro

10/05/19 | SEXTA-FEIRA
19h às 22h – Formatação de projetos para a Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ministrante: Luiza Pires

11/05/19 | SÁBADO
9h às 12h – Formatação de projetos para a Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Ministrante: Luiza Pires

17/05/19 | SEXTA-FEIRA
19h às 22h – Formatação de projetos para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Pró-cultura RS LIC.
Ministrante: Luiza Pires

18/05/19 | SÁBADO
9h às 12h – Elaboração de propostas de parceria, mídia e técnicas de captação de recursos.
Ministrante: Dedé Ribeiro

SERVIÇO:

Capacitação em Mecanismos de Incentivo à Cultura
Datas e horários: dias 9.05 (18h às 22h), 10.05 (19h às 22h), 11.05 ( 9h às 12h), 17.05 (19h às 22h) e 18.05 ( 9h às 12h).

Local: a ser confirmado

Botão Voltar ao topo