A Escola 1º de Maio lotou o ginásio para um debate com os pais, alunos e professores sobre o tema: A Importância da Família na Escola e os Desafios da Educação Atual. A ação, que faz parte do projeto A Cor da Vida é a Gente que Pinta, começou no início do ano com os alunos realizando diversas tarefas relacionadas ao tema.
Em sua explanação, a psiquiatra Dra. Henrieth Hasse afirmou que a violência é um problema que deve ser resolvido por toda a comunidade escolar. “O problema da violência é nosso, não é do vizinho, precisamos denunciar, a sociedade como um todo tem responsabilidade e todos somos responsáveis.” Explicou.
A mediadora do debate, a Psicóloga Nara Pontalti Paraboni, reforçou a necessidade de motivação para cuidar do outro e de nós mesmos. Que a procura de ajuda medica, psicológica e outros cuidados são necessários para o ser humano.
Segundo a direção da escola, as ações continuarão dentro da instituição com os pais e alunos. “Nos preocupa muito a onda de violência que vem sendo observada nas escolas de nosso país, ficamos muito preocupados com isso, as vezes não sabemos como agir, ou que atitude tomar porque o contexto é muito maior do que o conversar com o aluno. É um problema social, mas sentimos que precisamos abordar sobre o assunto por isso pensamos no projeto e também porque acreditamos num futuro melhor para nossas crianças e jovens.’’