Rio Grande do Sul

Farroupilha receberá cercamento eletrônico

Focada em oferecer mais controle e segurança para os farroupilhenses além de dar uma resposta rápidas a crimes de roubos, a administração pública fará o cercamento eletrônico de todos os principais acessos de Farroupilha.

A implementação dos equipamentos, possibilitará identificar e rastrear veículos, suas rotas de fuga, contribuindo para o planejamento das ações de segurança com mais assertividade, bem como fiscalizar veículos com qualquer irregularidade.

O sistema está previsto para funcionar até o final do ano e terá inicialmente oito pontos de monitoramento na RS-122, RS-453, RS-813 e RS-448, bem como a Rodovia dos Romeiros. Se um automóvel com alguma pendência passar pelo controle, será emitido um aviso aos órgãos policiais mais próximos do local. Os equipamentos servirão também para o controle de velocidade nas vias.

O Secretário Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano Vandré Fardin esclarece que a medida foca num perfil de cidade evoluída, que inclui o posicionamento da população como agente ativo na mudança para a sociedade que queremos:

“Quem é cidadão de bem já cumpre as normas de trânsito no seu dia a dia, então o impacto que prevemos é realmente na solução de crimes como recuperação de veículos roubados, identificação facial de procurados, mapeamento de áreas sensíveis e a consequência direta disso é mais segurança para Farroupilha.”

Futuramente, dentro do planejamento Farroupilha 2040 estão previstas mais câmeras, que registrarão a movimentação perto de escolas, por exemplo, com o reconhecimento facial propiciando identificação de criminosos e inibindo a venda de drogas, garantindo assim mais segurança para a população.

Para o prefeito Claiton Gonçalves o cercamento eletrônico vem também para dar mais segurança em áreas escolares do município. “Faremos principalmente em frente às escolas, pois esse ambiente não pode ser palco de venda de drogas. Com essa fiscalização, criminosos se afastarão desses ambientes e os estudantes não terão acesso fácil a ilícitos. Isso é mais uma ação para a segurança pública, que nos próximos meses estará instalada na cidade”, finalizou.

Botão Voltar ao topo