Programação da Feira Literária de Taquara

Com o mote “Cultura une pessoas”, evento acontece de 8 a 12 de maio, das 9h às 21h, no Parque do Trabalhador e estima receber 10 mil pessoas em cinco dias e

O município de Taquara, localizado na Região do Vale do Paranhana, a 89 km de Porto Alegre, recebe, nesta semana, entre os dias 8 e 12 de maio, das 9h às 21h, a Feira Literária de Taquara, no Parque do Trabalhador (Rua Prof. Nestor Paulo Hartmann, 255). Neste ano, o patrono escolhido é o jornalista e escritor porto-alegrense Caio Riter. Com o mote “Cultura une pessoas”, a iniciativa tem o objetivo de fomentar a inclusão social e contemplar a cultura popular brasileira por meio de autores e artistas regionais. O escritor Luiz Antonio de Assis Brasil será homenageado durante o evento e a expectativa de público é de 10 mil visitantes durante os cinco dias de programação.

Com mais de 50 mil habitantes que atuam em atividades econômicas que surgiram a partir dos empreendimentos familiares dos imigrantes alemães, Taquara exerce o papel de polo regional em diversas áreas, como no comércio, serviços públicos – tanto estaduais quanto federais – e também na educação.

Tradição da cidade, as feiras do livro de Taquara acontecem há muitos anos e são realizadas ao ar livre. Em 1979, por exemplo, a comunidade contou com a participação especial do poeta e escritor Mário Quintana, que, na oportunidade, autografou o seu recém-lançado livro “Pé de Pilão”. A partir de 2006, o evento passou para o formato anual, trazendo diversas apresentações de teatro, shows de música e dança, além de bate-papo com escritores e alunos sobre suas obras, que foram trabalhadas em sala de aula durante o ano letivo. Desde então, a Associação Amigos do Livro vem realizando, em parceria com Prefeitura Municipal e o SESC, a Feira Literária de Taquara.

Após um hiato de dois anos, a Feira Literária de Taquara retornou no ano passado, trazendo novidades para o público infantil, com a instalação de espaço para a atividade Hora do Conto, além das apresentações artísticas e oficinas literárias.

Para o Secretário Municipal de Educação e Cultura de Taquara, professor Edmar de Holanda, a iniciativa faz um resgate da cultura popular brasileira, além de exaltar a miscigenação dos povos e unir a comunidade do Vale do Paranhana. “A Feira Literária de Taquara existe há muito tempo, mas este ano ela tem um novo desenho. Estamos trabalhando muito para que a Feira seja um sucesso e que todos vejam que Taquara contribui muito para o desenvolvimento social e cultural do Rio Grande do Sul, por meio de seus escritores e artistas locais”, ressalta Holanda.

A programação permeia a Literatura de Cordel, que nada mais é que uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, criada no interior nordestino, que utiliza linguagem coloquial, humor, ironia, sarcasmo, rima, métrica e oralidade sobre o folclore brasileiro, religião, política, fatos históricos e realidade social. A abertura oficial da Feira será no dia 8 de maio, às 19h, no palco principal, com a presença de autoridades locais, imprensa e convidados.

A Feira Literária de Taquara tem realização da Prefeitura Municipal de Taquara, Amigos do Livro e Sesc/RS, com apoio da Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania por meio do edital #LeituraGeraFuturo e Faculdades de Taquara (FACCAT).

Confira abaixo a programação completa da Feira Literária de Taquara:

Dia: 08/05 (Quarta-feira)

Intervenção poética

Dia: 09/05 (Quinta-feira)

Intervenção poética

Dia: 10/05 (Sexta-feira)

Intervenção poética

Dia: 11/05 (Sábado)

Dia: 12/05 (Domingo)

Hora do Conto: seis vezes ao dia, alternado com a programação principal.

Oficinas:

Segue as oficinas:

Sair da versão mobile