As mudanças no programa de incubação do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) foi um dos temas abordados na reunião da governança do parque, realizada nesta terça-feira, 7. Na oportunidade, a diretora do Tecnosinos, Susana Kakuta, apresentou as principais alterações no processo de seleção das startups. Entre as novidades, destacam-se as modalidades de pré-incubação e incubação a distância. “Startups são empreendimentos de risco. Estudos apontam que, de cada 100 ideias, apenas uma se consolida como negócio. É um longo caminho, que precisa de apoio”, destaca Susana.
Outra alteração importante é na avaliação dos projetos, cuja avaliação será permanente. A banca vai avaliar diversos aspectos relacionados às áreas estratégia de negócios, mercado, tecnologia, potencial inovador, equipe e capital. “Uma ideia inovadora, muitas vezes, esperava até três meses para poder participar da banca de seleção. Com a mudança, vamos poder auxiliar os jovens na maturação da ideia, encaminhando para a modalidade mais adequada. Nossa meta é elevar das atuais 33 para 100 startups nos próximos cinco anos”, explica Susana.
Também participaram da reunião o reitor da Unisinos, Marcelo Fernandes de Aquino, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi e o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIST-SL), Oldemar Plantikow Brahm.
Sobre a governança
A governança do Tecnosinos se estabelece na intersecção entre o setor público, privado e academia, de acordo com o modelo conhecido como Tríplice Hélice. A Prefeitura Municipal de São Leopoldo representa o poder público, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL) e o Polo de Informática de São Leopoldo representam as empresas e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) completa o tripé. As responsabilidades são compartilhadas, mas entre as atribuições de cada parte envolvida está em comum o objetivo de fomentar o empreendedorismo inovador e constituir o Tecnosinos em uma ferramenta para o crescimento do desenvolvimento ambiental e socioeconômico.