Lançada Campanha do Agasalho 2019 em Novo Hamburgo

Com o tema “Mais amor, menos frio”, a edição teve lançamento oficial na Praça Punta del Este na tarde de 8 de maio

Foi lançada na tarde desta quarta-feira, dia 8, a Campanha do Agasalho 2019 “Mais Amor, Menos Frio” de Novo Hamburgo. A abertura do evento, na Praça Punta del Este, contou com a presença do prefeito em exercício, Antônio Fagan, que destacou em seu pronunciamento o perfil humanitário e de cidadania da ação municipal, de maneira a mobilizar a comunidade em diferentes territórios. “Vamos retirar do nosso armário aquele casaco que está lá, em perfeitas condições, mas se passaram dois anos e nós não usamos mais”, observou. “Para outra pessoa terá uma importância maior, a partir do momento que for entregue para doação.”

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, destacou em sua fala a mobilização das equipes de sua pasta para a Campanha do Agasalho 2019 e do secretário de Esporte e Lazer, Jorge Schmidt, também presente. Jorginho se encarregou de motivar o seu grupo de trabalho para arrecadar donativos e lotar um carro posicionado sob a plataforma do trem. No ato, a volumosa doação foi desembarcada na carroceria do caminhão pertencente à Fábrica da Cidadania, também estacionado no local. “Doar é um ato de empatia que amplia a nossa visão de humanidade, traz felicidade e aquece o coração”, enfatizou o secretário Bota.

Entre as presenças especiais registradas no evento estavam o assessor da Presidência da Trensurb, Carlos Martins, o gerente de Comunicação Integrada da empresa, Jânio Ayres, e o relações públicas da companhia Leonardo Marion, mais a supervisora executiva do Centro de Integração Empresa-Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), Alessandra da Cruz Borges, e o Grupo de Escoteiros Itapuí, do bairro Primavera.

A solenidade de abertura foi marcada, ainda, pela musicalidade do Grupo de Canto Tocando em Frente, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santo Afonso, e do Coral Esperança da Unidade de Referência em Assistência Social (URAS) Amigo da Criança.

Edição amplia o perfil de arrecadação

Vale ressaltar que, neste ano, a Campanha do Agasalho de Novo Hamburgo amplia o perfil de arrecadação e passa a receber – além de peças do vestuário feminino, infantil, infantojuvenil e masculino –, colchões, cobertores e roupas de cama.

A ação anual, promovida pelo Gabinete da Prefeita Fátima Daudt, com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) de Novo Hamburgo, segue até 31 de julho por todo o município. Nos mais de 80 pontos de coleta espalhados pela cidade, os itens a serem depositados serão roupas de todos os tamanhos e alimentos não-perecíveis.

SAIBA MAIS

A Fábrica da Cidadania se encarrega de receber as peças da ação, que são separadas, higienizadas e, se necessário, consertadas. Mas não é o ideal que os itens doados ainda tenham de ser arrumados após a doação, pois devem ser ofertados pela comunidade em perfeito estado de uso e conservação para ajudar de imediato a quem mais necessita desse gesto de amor e envolvimento social.

Depois da triagem, roupas e calçados são entregues à rede socioassistencial por meio dos cadastros encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e também de brechós solidários, que utilizam o recurso da moeda social como meio de aquisição.

Do mesmo modo, colchões, roupas de cama, cobertores e alimentos serão destinados a quem estiver cadastrado no CRAS de seu território.

Coleta móvel por bairros da cidade

Como ocorreu no ano passado, o grande diferencial da Campanha do Agasalho em Novo Hamburgo está na coleta móvel por bairros da cidade. A ação itinerante, organizada pela SDS, tem a colaboração de grupos voluntários. Em datas pré-programadas, um caminhão de recolhimento de doações passa em vias de diferentes territórios do Município e a equipe de trabalho busca roupas, calçados e cobertas de casa em casa, sempre que um morador sinalizar o seu interesse em contribuir com a iniciativa.

Em cinco datas pré-agendadas, em horário fixo das 9 horas às 17 horas, com um intervalo para almoço ao meio-dia, o Caminhão da Campanha do Agasalho 2019 passará por Canudos – 1º itinerário do bairro (sábado, 11 de maio), Primavera (sábado, 25 de maio), Guarani-Vila Nova (domingo, 9 de junho), Ideal/Industrial/Liberdade (sábado, 29 de junho) e Canudos – 2º itinerário do bairro (13 de julho, sábado). Em caso de chuva intensa, em qualquer um desses dias, a coleta móvel será transferida para a semana seguinte.

O que não faltam são oportunidades de contribuir com a Campanha do Agasalho 2019. Também é possível continuar doando volumes maiores, como móveis inteiros, fogões e geladeiras em pleno funcionamento, diretamente na Fábrica da Cidadania (Rua México, 466, no bairro Santo Afonso), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. Para saber mais, o telefone de contato da unidade é 3587-9880

Intenção de superar o resultado de 2018

Neste ano, a organização da Campanha do Agasalho “Mais Amor, Menos Frio” pretende superar a marca e a variedade de arrecadação registrada em 2018, principalmente por dar ênfase a alimentos e itens de cama na atual edição, como colchões, lençóis e cobertores.

No ano passado, aproximadamente 25 mil peças de roupas e cama, 5 mil pares de calçados e cerca de 180 itens de mobiliário foram entregues no período da ação. No total, em torno de 30 mil doações foram contabilizadas pela Fábrica da Cidadania naquele balanço final.

Pontos de coleta:

Sair da versão mobile