DestaqueSaúde

Menopausa propicia surgimento de varizes

O fim do período menstrual afeta a vida das mulheres de forma intensa. Além das novas sensações, que geralmente são desagradáveis (oscilação entre calor e frio intensos, angústia, suor excessivo, ressecamento vaginal, entre outras), mulheres com predisposição ao desenvolvimento de varizes devem ficar atentas nessa fase. A prevenção é a mesma em qualquer outra etapa da vida: incluir a prática de exercícios físicos, manter alimentação balanceada, evitar consumo de álcool em excesso, tabagismo e controlar o estresse. A angiologista e cirurgiã vascular Cláudia Fiorini explica que os cuidados com o corpo devem fazer parte da rotina. “Os cuidados são os mesmos antes e após a menopausa. Manter o corpo em movimento é crucial, principalmente através da atividade física, pois ela fortalece a musculatura dos membros inferiores, melhorando a circulação e a manutenção de peso, o que também facilita o retorno venoso. Além disso, hábitos saudáveis relacionados à alimentação e controle da obesidade podem ajudar”, explica a especialista. Segundo a médica, não é necessariamente a menopausa que causa o surgimento das varizes, mas, sim, o avanço da idade.

“Quem já sofre com as varizes, percebe um aumento. As mudanças hormonais nesse período podem fazer com que as varizes surjam com mais rapidez”, explica a médica. Outro sinal de alerta nessa fase é para mulheres que ainda não conseguem se entender com a balança. De acordo com a angiologista, pacientes com esse problema devem redobrar a atenção, pois o ganho de peso agrava o quadro de varizes, uma vez que o acúmulo de gordura abdominal dificulta o retorno venoso. E se você pensa que acabou, é melhor se preocupar com outro problema causado pela idade. Com a chegada da menopausa e o surgimento das varizes, também aumentam os riscos dos problemas cardiovasculares. “Os hormônios femininos protegem as mulheres das doenças cardiovasculares. Após a menopausa, no climatério, o risco de desenvolver essas doenças iguala-se ao dos homens”, ressalta.

Publicidade

O que de fato são as varizes?

Varizes são veias que se dilatam e não veias com alguma obstrução, como algumas pessoas imaginam. A dilatação dessas veias nos membros inferiores faz com que o sangue que circula nelas fique, favorecido pela ação da gravidade, “acumulado” no decorrer do dia, causando peso, queimação, cansaço, geralmente dos joelhos para baixo, piores no final do dia, associados ou não ao edema (inchaço) de tornozelos e pés. Por isso, a pessoa sente alívio ao elevar os membros inferiores, pois ajuda o sangue acumulado a circular.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, as varizes afetam 45% das mulheres e 30% dos homens. Suas causas são genéticas, mas hábitos pouco saudáveis, como falta de atividade física, obesidade, tabagismo, além de fatores hormonais contribuem com o adoecimento dos vasos. Atividades que necessitam de longos períodos em pé ou muito tempo sentado também podem piorar os sintomas.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar