Moda & Beleza

Cabelo e maquiagem estilo anos 90

Na Tv, a novela global Verão 90 está um sucesso. Não apenas pela trama, mas também pelo revival de tendências da década de 1990, que marcaram uma geração. Nas ruas já é possível ver as fashionistas com sombra zul, esmalte escuto e cabelos com franjas. A maquiadora Adrieny Menandes Gerlado, do Instituto Embelleze na unidade de Manaus Zona Leste, faz um resumo da maquiagem que volta à cena. “As sobrancelhas são mais espessas que as usadas nos anos 90, porém continuam sendo modeladas como naquela época. Vem daí também a sombra azul e o batom escuro que estão na moda hoje.”. A cabeleireira Elem Gleice de Freitas Silva, da mesma unidade, dá um apanhado do visual que subia à cabeça das mulheres naquela época e que ressurge em 2019. “Corte com comprimento médio, bastante volume e movimento, além de uma franja desfiada. Um acessório que fazia sucesso naquela década e que está em alta é a bandana, porém em cores neons para atualizar a tendência”. Tanto as mulheres clássicas quando as modernas podem apostar nos looks noventistas, pois a moda é bem diversificada.

:: Para os cabelos:

:: Coque com franja solta

A atriz Jennifer Aniston e a cantora Jennifer Lopez são os ícones desse penteado que, com certeza, foi um dos mais pedidos nos salões nos anos 1990. O cabelo preso num coque ou rabo de cavalo com uma mecha lateral solta na frente do rosto era muito usado, inclusive em casamentos.

:: Trancinhas finas

Outro exemplo de look que está na moda agora são as tranças fininhas que vão da raiz até as pontas do cabelo. O estilo é uma releitura do penteado usado por meninas da época, como a cantora Britney Spears, que disseminou o visual mundo afora.

:: Volume e ondas

O cabelo ondulado ou cacheado, dividido lateralmente é a aposta para compor o visual da personagem Lidiane da novela das sete Verão 90, interpretada pela atriz Claudia Raia. Para ficar assim, é necessário fazer um corte em camadas com franja lateral. Quem não tem volume natural, basta desfiar os fios e borrificar spray fixador ou fazer babyliss e soltar os cachos.

:: Acessórios chamativos

Presilhas grandes, tiaras largas e bandanas são grandes sucesso na década de 90 e estão de volta.

:: Para a maquiagem

A moldura fininha da década, adorada pelas estrelas Kate Moss e Angelina Jolie, não voltou. Hoje ela é mais espessa e natural. Mas o design, que dá uma forcinha na hora de modelar, continua valendo.

:: Batom escuro

Celebridades como Beyoncé, Drew Barrymore e Cindy Crawford usavam lábios dramáticos em tons de marrom e vinho. Em 2019 os batons escuros voltaram a chamar a anteção e já pintam em rostinhos famosos, como de Kylie Jenner.

:: Lápis delineador

Um olho preto marcado é sempre sucesso e quase nunca sai de moda. No passado, o lápis preto era um dos itens mais usados dos nécessaires para contornar a linha d’ágia, em cima e embaixo. E hoje é um hit, especialmente entre as mais jovens.

:: Gloss labial

Outro revival são os lábios cheios de brilhos. Super em alta nesse verão, o gloss pode ser usado sozinho ou por cima do batom.

:: Sombra azul

Como uma das tendências de maquiagem mais marcantes da época, os olhos azuis voltam a aparecer nas ruas. O tom azul cobalto é perfeito para qualquer cor de pele e é possível optar por uma sombra metalizada ou cintilante. Recentemente, atrizes internacionais, como Lupita Nyong’o e Queen Latifah, surgiram com o olho azulado, confirmando o trend.

Botão Voltar ao topo