Rio Grande do Sul

Escola Eva Karnal ganha primeira Sala de Inovação de Esteio

Em agosto de 1994, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Eva Karnal foi a primeira escola do Rio Grande do Sul a ter um polo de informática aplicada à educação. Hoje, quase 25 anos depois, a instituição é contemplada com a primeira Sala de Inovação em um centro de ensino da rede pública do Município. Na manhã desta sexta-feira (10), um ato solene marcou a entrega do espaço, que foi criado com o objetivo de ser um local dinâmico e moderno, onde professores e alunos de todas as séries poderão trabalhar os conteúdos de uma forma mais interativa, aproveitando ferramentas digitais.

A sala, colorida e mobiliada com bancos, mesas, computadores, painéis e tatames, dispõe de computadores e Chromebooks (pequenos laptops com acesso à plataforma Google for Education voltados para uso em sala de aula) adquiridos após parceria entre a Prefeitura de Esteio e a Google, que permitem a utilização de recursos multimídia no ensino. Para o uso dos recursos, a Administração Municipal investiu em internet Wi-Fi de 50 Mb, readaptou a elétrica da sala e incluiu luminárias potentes para melhorar a iluminação do espaço. Além disso, será nesta sala que os alunos terão aulas de automação e trabalharão com os kits de robótica entregues pela Secretaria Municipal de Educação (SME) no final de março deste ano.

Como prefeito e titular da SME, Leonardo Pascoal comentou que os projetos na área de tecnologia educacional foram prioritários para a gestão. “Corremos atrás destas ideias para que possamos trazer inovação para aquilo que dá resultados. O que assegura o Município para que ele siga crescendo é o investimento na educação”, disse. Pascoal informou que, até o fim deste ano, as demais 17 EMEBs receberão os laboratórios de inovação. “Tudo isso está vindo para promover uma revolução positiva na educação de Esteio. Somos cientes de que os resultados são colhidos a longo prazo, mas temos que fazer a nossa parte, para que lá na frente a cidade possa ter um bom retorno”, apontou.


Sobre os Chromebooks

Os Chromebooks, permitem o acesso as ferramentas do sistema Google for Education, como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, disponibilizados na nuvem, permitindo que as tarefas sejam realizadas em grupo, de qualquer lugar e hora. Os alunos ainda podem utilizar vídeos e áudios para conferências, realizar transmissão de arquivos para consulta, ter acesso a um vasto material de estudo, entre outras vantagens. Aos professores, as facilidades da sala de aula virtual permitem a criação de tarefas digitalmente, gerenciamento de trabalhos e provas, criação de aulas multimídia e acompanhamento das produções dos alunos. Em fevereiro, a Prefeitura iniciou o processo de aquisição de 500 Chromebooks para as 18 escolas municipais de Educação Básica (EMEBs) num investimento de R$ 515 mil.

Botão Voltar ao topo