NotíciasRio Grande do Sul

Smapa e Sebrae lançam projeto para beneficiar agroindústrias familiares

Iniciativa objetiva sanar gargalos da pós-produção, incentivando a permanência das gerações no campo

A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançou o projeto “Porteira Comercial” para beneficiar as agroindústrias caxienses. A iniciativa consiste no ensino de técnicas de vendas e apresentação dos produtos, sanando os problemas encontrados pelas pequenas empresas familiares depois da produção. O projeto já foi aprovado pelo Conselho Municipal Desenvolvimento Rural (CMDR).

Camila Sandri Sirena, titular da Smapa, enalteceu a parceria. “Estamos fazendo um esforço para buscar iniciativas que beneficiarão os agricultores familiares. Assim também conseguiremos fomentar as atividades do campo e incentivar a permanência das próximas gerações na agricultura, garantindo o funcionamento de uma das principais ferramentas econômicas do município”, comentou Camila.

O Sebrae subsidiará 75% do valor, enquanto a Smapa, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural (FMDR), arcará com os 25% restantes. Assim os produtores rurais terão a possibilidade de aprimorar seus empreendimentos gratuitamente. Serão disponibilizadas consultorias em propriedades, palestras e cursos, dependendo da demanda de cada agroindústria. Esse trabalho será feito pelo Sebrae, enquanto a Smapa fará toda mobilização e envolvimento dos produtores. Atualmente há cerca de 30 agroindústrias em Caxias e todas podem se candidatar ao benefício.

Conforme Aldoir Bolzan de Morais, gestor de projetos do Sebrae, as agroindústrias familiares desenvolverão também a prática de marketing digital. “A dificuldade deles não está na produção e, sim, na apresentação e divulgação de seus produtos. Pensando nisso, nós vamos auxiliar no mapeamento de mercado, conexão dos agricultores familiares aos consumidores e no marketing digital, entre outros”, argumentou.

Todas as agroindústrias familiares do município que tiverem interesse em participar do projeto deverão entrar em contato pelo telefone (54) 3290-3800 ou comparecer à Smapa, que fica na rua Moreira César, nº 1.686, bairro Pio X. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Botão Voltar ao topo