NotíciasRio Grande do Sul

Formatura dos cursos de Corte e Costura e Modelagem em Caxias do Sul

Solenidade ocorreu na tarde desta sexta-feira (10/05) na Sala do Cinema do Ordovás

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego (Sdete) e do Banco do Vestuário, realizou a solenidade de formatura das turmas 71 e 72 do curso básico de Corte e Costura e da turma 22 do curso de Modelagem Básica. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira (10/05) na Sala de Cinema do Centro de Cultura Ordovás.

O Banco foi criado pela lei municipal nº 6.947 de 02 de junho de 2009 e representa a união de esforços de diversos parceiros para oferecer qualificação profissional às pessoas, ao mesmo tempo em que auxilia o meio ambiente e promove a geração de renda e desenvolvimento sustentável. A unidade está inserida no programa de Geração de Trabalho, Emprego e Renda da Sdete. Além disso, é um órgão centralizador de resíduos têxteis.

Por meio dos resíduos recebidos é que se torna possível capacitar pessoas, fomentando assim a geração de renda e proporcionando um espaço de treinamento colaborativo por meio da especialização técnica de confecção de produtos. “Que coisa boa a gente poder finalizar um curso que é uma alavanca para o nosso futuro! Que bom que estivemos aqui para celebrar junto aos alunos. Obrigada aos servidores e parceiros por tornar essa geração de emprego e renda possível”, enfatizou a primeira-dama do município, Andrea Marchetto Guerra.

 

“Esse curso marcou nossas vidas para sempre. No primeiro dia de aula nossos olhos brilharam. Com a ajuda da profe Patrícia conseguimos evoluir e crescer. Agora estamos aptas a trabalhar em uma área que gostamos”, disse Jane Fernanda Rodrigues de Laria Santos, que falou em nome da turma de nº 71 do curso básico de Corte e Costura.
Já Rafaela Diefenthaeler Ramiro Jorge, oradora da turma 22 do curso de Modelagem, enfatizou a parceria entre as colegas. “De modo especial agradecemos nossa professora Sara, que nos ensinou muito mais do que imaginávamos. Ela sempre vai ser uma inspiração para todas nós. O Banco do Vestuário foi fundamental em tudo, nos acolhendo, ajudando e incentivando. Parabéns!”, relatou, emocionada.

Na oportunidade, as alunas de Corte e Costura entregaram 27 kits com mais de 110 peças de roupas infantis produzidas por elas. Os produtos serão utilizados principalmente pelas crianças acolhidas pela FAS em casas lares do município. “Estes materiais produzidos pelas alunas nas oficinas irão auxiliar populações em vulnerabilidade em Caxias, principalmente crianças acolhidas pela FAS, o que denota o importante papel social que o Banco tem realizado na nossa comunidade e que tem expandido sua oferta de cursos no governo do prefeito Daniel Guerra”, enfatizou o titular da Sdete, Emílio Andreazza.

Também prestigiaram o evento vereadores, familiares e representantes da Fundação de Assistência Social (FAS), Senai José Gazola e Nilo Peçanha, Unimed Nordeste, Senai, empresa Pettenati, Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Mordeste Gaúcho (Sindivest), Fitemasul, Fundação Caxias, CRAS Oeste, Conselho do Idoso, entre outros.

Botão Voltar ao topo