Rio Grande do Sul

Estes são os vencedores do Prêmio ODS Pacto Global 2019

Foram anunciados na quinta-feira (16) os vencedores de todas as categorias e eixos do Prêmio ODS Pacto Global, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global para sensibilizar mais empresas, profissionais e a academia a atuar em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dos 800 projetos inscritos e 36 finalistas, 13 — cinco grandes empresas, quatro pequenas e médias empresas (PME), três instituições de ensino e um jovem profissional — receberam o prêmio em cerimônia na Casa Natura, em São Paulo. O evento contou com cerca de 300 convidados, além de 1,5 milhão de pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo, online, reproduzida simultaneamente nas redes sociais de 130 empresas e pessoas. A Rede Brasil do Pacto Global produziu um livro que explica a dinâmica do prêmio, detalhando as histórias vencedoras. Clique aqui para acessá-lo. Todos os casos finalistas de grandes empresas e PMEs passaram a fazer parte do Banco de Boas Práticas, área criada no novo site da Rede Brasil. Veja abaixo os premiados.

Grandes Empresas

  • Eixo Parcerias – Ações Educativas de Eficiência Energética (Neoenergia)
  • Eixo Paz – Projeto Internet Sem Bullying (COPEL Telecom)
  • Eixo Prosperidade – Enel Compartilha Empreendedorismo (Enel Brasil)
  • Eixo Planeta – Living LAB em Campinas (CPFL Energia)
  • Eixo Pessoas – Projeto Florada (3 Corações)

Pequenas e Médias Empresas

  • Eixo Parcerias – Valorização da Neurodiversidade (Specialisterne Brasil)
  • Eixo Prosperidade – Brindes Upcycling (Netza Promoções e Eventos)
  • Eixo Planeta – Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas (Eco Panplas).
  • Eixo Pessoas – Estúdio Escola de Animação (Baluarte)

Academia

  • Eixo Prosperidade – Horticultura Orgânica em Comunidades Socialmente Vulneráveis no litoral do Paraná (Unespar)
    Eixo Planeta – Horta Comunitária: Novos Caminhos e Saberes (Universidade Metodista de São Paulo)
    Eixo Pessoas – Planejamentos de empreendimentos sociais – PUC-RJ/IAG Business School

Jovens Profissionais

  • Juliana Oliveira (Nestlé)
  • Sobre o Prêmio ODS Pacto Global

O setor privado desempenha um importante papel para o alcance dos ODS. Além do impacto social do seu negócio, seja por meio de produtos e serviços alinhados às novas demandas, sistemas produtivos mais eficientes ou desenvolvimento de programas sociais e ambientais, as empresas detêm recursos financeiros, essenciais para o avanço da agenda de sustentabilidade.

A estimativa é de que serão necessários 12 trilhões de dólares por ano para as ações voltadas a equacionar os nossos grandes desafios. Dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas, o que evidencia o poder econômico das organizações. Para valorizar o que já vem sendo desenvolvido, a Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da ONU, realizou o primeiro Prêmio ODS Rede Brasil do Pacto Global.

A iniciativa reconhece as melhores práticas de empresas (grandes e PMEs), academia e jovens profissionais do país. As inscrições das Empresas e Academia aconteceram em um dos 5 Ps do Desenvolvimento Sustentável: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias, o mais alinhado ao perfil do projeto. Os critérios para a escolha dos casos foram criados pela consultoria PwC, que também auditou todo o processo. Uma banca avaliadora independente definiu os finalistas e vencedores.

Botão Voltar ao topo