Rio Grande do Sul

Academia da Saúde de Esteio promove aula de defesa pessoal

Alunas da Academia da Saúde da Avenida do Carnaval (Avenida Governador Ernesto Dorneles com Rua Osmar Fortes – Bairro Santo Inácio) participaram, na manhã desta segunda-feira (20), da primeira aula de defesa pessoal promovida pelo serviço. Além dos movimentos básicos de defesa, a aula incluiu instruções psicológicas para lidar com situações de risco.

Ministradas pelo voluntário Fernando Batista Rodrigues da Silva, a primeira aula visou ensinar as alunas sobre defesas com movimentos dos membros superiores. “Baseado no alto índice de feminicídios e tendo em vista que, em grande maioria, se atende mulheres aqui, achamos que seria uma boa ideia ensinar para elas como lidar com situações de violência”, explica Fernando.Ao todo, serão quatro aulas gratuitas.

Para Marilda Fofonka, 58 anos, a atividade pode ser útil, também, para as pessoas que estão próximas. “É importante para tudo hoje em dia que saibamos como fazer para nos defender. Acho que a partir disso podemos ajudar as pessoas ao nosso redor, como nossos filhos e netos. Muitas vezes em situações de risco não temos ideia do que fazer e ter alguém para nos ensinar esse tipo de coisa é muito importante”, afirmou a moradora do Bairro Jardim Planalto.
A Academia da Saúde oferece aulas de artesanato, ginástica e de pilates, caminhada orientada e grupos de nutrição, entre outras. Para participar das atividades, basta procurar a Academia com documentos pessoais.

Atividades na Academia da Saúde da Avenida do Carnaval
Caminhada orientada
Quartas e sextas-feiras, às 8h30

Ginástica
Segundas e quartas-feiras, às 8h30 e 9h30, e sextas-feiras às 10h

Pilates
Segundas-feiras, às 9h e às 14h

Grupo de nutrição
Primeira e terceira sexta-feira de cada mês, às 14h

Grupo de Convivência para idosos
Sexta-feira (10) e quarta-feira (15) às 15h30

Roda de conversa: Dengue
Sexta-feira (10), às 14h

Roda de conversa: Solidão,abandono e desamparo: O que a depressão tem a ver com isso? 
23 de maio, às 14h, com a psicóloga Juliana Trajano Flores

Botão Voltar ao topo