Rio Grande do Sul

Nova Petrópolis promove 6º Festival Sabores da Colônia em junho

A 6ª edição do Festival Sabores da Colônia de Nova Petrópolis está repleta de novidades e atrações. Em 2019, o evento será realizado na Praça das Flores e Rua Coberta, de 7 a 23 de junho, de sexta a domingo, das 10h às 19h. Comunidade e visitantes poderão apreciar a gastronomia típica alemã, produtos coloniais, manifestações culturais e atrações de maneira gratuita no centro da cidade. A expectativa de público para a 6ª edição do evento é de, aproximadamente, 25 mil pessoas. A abertura oficial do Festival Sabores da Colônia será dia 7 de junho, sexta-feira, às 18h, na Rua Coberta e Praça das Flores. A Banda Blaska fará o show de abertura.

A 6ª edição marca o expressivo envolvimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente neste evento que tem a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio como organizadora. De acordo com o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, o Festival Sabores da Colônia irá coroar os produtores que acreditaram no Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) e se habilitaram como agroindústrias. “É uma revolução para os agricultores familiares. Em um evento onde o nome é Sabores da Colônia, o grande astro, certamente, deve ser o produtor rural. É uma honra estar no evento contribuindo para dar ênfase e força às agroindústrias e produtos da agricultura familiar”, declarou o secretário Municipal.

O diferencial do Festival Sabores da Colônia são os produtos coloniais produzidos em Nova Petrópolis e região. Vinte e sete expositores irão comercializar embutidos diversos, queijo, mel, geleia, vinho, sucos, cucas, pães, biscoitos, pinhão, erva mate, produtos agroindustriais, artesanato, entre outros. Em 2019, a participação das cervejarias artesanais de Nova Petrópolis irá se repetir no evento. O visitante também poderá saborear petiscos coloniais, Appfelstrudel, Waffel, Bretzel, Kartoffelküchelchen, pão com linguiça, pastel, chá, café, café com leite e muitas outras delícias da Serra Gaúcha.

Oficinas de aprendizagem e atrações culturais

O 6º Festival Sabores da Colônia também irá oportunizar ao visitante aprender sobre a “Criação de Abelhas sem Ferrão” e preparar receitas com os produtos comercializados no evento, e o melhor, com degustação. Oficinas técnicas e temáticas serão realizadas ao longo da programação, todas gratuitas. O apicultor, Orlando Morschel, discorrerá sobre abelhas sem ferrão. E o chef de cozinha, Sanderson Beschorner, ensinará a fazer pratos com os produtos oferecidos pelos expositores, com direito a degustação ao final.

Os jogos germânicos prometem divertir o público do Festival Sabores da Colônia. Pregar o Prego e Chopp em Metro são as modalidades que irão entreter o visitante. Por meio dos jogos germânicos, retrata-se o esforço dos primeiros colonizadores para melhorar a qualidade de vida na época em que chegaram ao Brasil. A querida Herta também fará a alegria do público com apresentações teatrais e interações com a plateia no Encontro com a Herta.

É ao som das bandinhas típicas alemãs, nos passos dos grupos de danças e no entoar dos corais, que os artistas locais mostram costumes e tradições mantidas e encantam todos os visitantes. Apresentações de bandinhas típicas alemãs, grupos de danças folclóricas e corais que irão trazer o melhor da cultura germânica para o palco principal do evento. Shows acústicos também integram a programação cultural este ano.

Em 2019, o Festival Sabores da Colônia contará também com o Baile da Terceira Idade. Será no dia 14 de junho, das 14h às 18h. No mesmo dia, sexta-feira, idosos e público serão presenteados com o show do Grupo Os 3 Xirus, das 14h às 16h, no palco da Rua Coberta. O ingresso solidário para o show será 1kg de alimento não perecível. No dia 16 de junho, domingo, o público também poderá prestigiar o 2º Encontro de Orquestras e Bandas, das 14h às 18h, na Rua Coberta do Município.

Botão Voltar ao topo