Ferramenta valiosa na inclusão de crianças com deficiência, a adaptação curricular é tema de curso de formação realizado pela Secretaria de Educação (SMED) em Novo Hamburgo. Nos encontros, que seguem até o mês de junho, cerca de 30 professores debatem sobre os conceitos de adaptação e flexibilização de currículo com o objetivo de construir estratégias pedagógicas que contribuam para a aprendizagem dos estudantes com deficiência. O grupo é formado por profissionais que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, nas Salas de Recursos Multifuncionais e coordenadores pedagógicos de escolas municipais. A formação é ministrada pela equipe de inclusão da SMED.
As adaptações curriculares são ações que devem ser adotadas para atender necessidades educacionais especiais. Ao observar as características e potencialidades de cada estudante, o professor pode propor pequenas mudanças para criar condições físicas, ambientais ou materiais que favoreçam a comunicação e a interação, promovendo a participação nas atividades escolares e auxiliando no processo de ensino e aprendizagem de crianças e jovens com deficiência.