Rio Grande do Sul

São Sebastião do Caí abre oficialmente a safra de bergamota 2019

Um público de cerca de 300 pessoas participou no sábado (18) da 10ª edição da Abertura Festiva da Safra de Bergamota de São Sebastião do Caí. O evento, que inaugura oficialmente a colheita no município, foi realizado na propriedade da família Bamberger, na localidade de Monjolo. Com organização da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, Secretaria Municipal de Agricultura e Associação dos Citricultores, a atividade busca valorizar a citricultura, que tem crescido no município com investimentos em novos pomares, políticas públicas para o setor e acesso permanente ao serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). “Se comparado com o ano de 2014, quando a área plantada de citros era próxima de 500 hectares, é possível afirmar que este número praticamente dobrou”, salienta o assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Paulo Bonine. Atualmente são aproximados mil hectares de bergamotas, laranjas e limões plantados, com produção de mais de 17 mil toneladas por safra.

Outros produtores, como a anfitriã da tarde, Karine Giehl Bamberger, veem a citricultura como uma oportunidade de investimento, mas não a única. Karine morou na Suíça durante sete anos, onde trabalhou em hotéis, restaurantes e na promoção de eventos. Foi na Europa que conheceu o marido Ademir Bamberger, que morava na Alemanha e trabalhava como operador de guindaste. Há dois anos novamente em terras gaúchas, o casal dedicou-se a plantar bergamotas, laranjas e limões, além de investir em olericultura e na criação de gado de corte. “Acho que a gente aprende a não ficar dependente de apenas uma cultura”, analisa, lembrando as dificuldades iniciais de quem ainda está começando. Mas as boas safras, os bons preços pagos especialmente aos limões da variedade Tahiti e a receptividade da comunidade caiense têm servido de motivação.

Além de agricultores, participaram do evento autoridades, como o prefeito de São Sebastião do Caí, Clóvis Duarte, o superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Estado, Bernardo Todeschini, o presidente da Famurs, Antônio Cettolin, o deputado estadual Tiago Simon e os gerentes regional e adjunto da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, além de secretários, representantes de entidades, associações, instituições financeiras, cooperativas e outras ligadas ao setor.

Em sua fala, Brandoli valorizou o trabalho realizado em parceria, que contou ainda com o apoio do grupo de mulheres da comunidade, que elaborou mais de dez pratos diferentes à base de bergamota, entre eles bolos, geleias e outros. “Aqui está a comprovação de que não se faz nada sozinho, sendo fundamentais as ações em parceria, com boas políticas públicas e com vistas a atender os anseios dos agricultores”, enfatizou o gerente regional, destacando ainda o trabalho dos extensionistas da Emater/RS-Ascar Angélica Hoffmann Kussler, Kátia Huber e Luiz Maurício Finkler para a consolidação da atividade.

Botão Voltar ao topo