Promover a mudança no comportamento alimentar, a redução de doenças ligadas à obesidade e a má ingestão de alimentos através da alimentação saudável é um dos objetivos do Grupo de Reeducação Alimentar proposto pela Secretaria Municipal de Saúde à comunidade taquarense. O grupo, que já havia sido realizado na secretaria, reiniciou em novo formato, com atendimento do primeiro grupo, iniciado no dia 7 de maio, com a coordenação da nutricionista Lilian Córdova Alves.
Há aproximadamente cinco anos, a secretaria conta com grupos de Reeducação Alimentar, antes ministrados pela nutricionista Fabíola Frezza Andriola, com ciclos mensais e bimestrais. Nesta nova etapa, os grupos ocorrem todas as segundas-feiras, das 9h às 10h30. Grupos no interior também começam a se constituir. Na Unidade Básica de Saúde de Santa Cruz da Concórdia, os encontros iniciaram no dia 14, nas terças-feiras, pela manhã, e, na UBS Rio da Ilha, inicia um grupo, no dia 14 de junho, também pela manhã.
Segundo a nutricionista responsável, Lilian Alves, cada grupo será destinado a até 12 pessoas e terá a duração de dois meses, ou seja, serão oito encontros realizados na própria Secretaria de Saúde. “O cronograma segue temas que abrangem a reeducação alimentar sustentável, aquela que visa proporcionar ao paciente uma continuação após o término do grupo. Além disso, aplico várias técnicas e ferramentas de coaching para o autoconhecimento de cada pessoa facilitando o processo de emagrecimento”, menciona Lilian.
Para a nutricionista, o poder do grupo é justamente o grupo. “Conhecemos o ditado, a união faz a força. Cada pessoa vai encontrar apoio mútuo e se dar força uma a outra para atingir os objetivos mais facilmente. Cada um tem o seu propósito individual, mas dentro do coletivo a proposta de perda de peso está presente em todos. A ideia é estimular a perda de peso de uma forma saudável, evitando o efeito sanfona, a dieta restritiva, porque fazer dieta restritiva engorda, conseguimos fazer por um tempo, mas depois vai por água abaixo e recuperamos o peso. O intuito principal é mudar o comportamento em relação à alimentação e conhecer o nosso corpo, pois não precisamos comer tanto quanto comemos para viver de forma saudável”, garante Lilian.
Quem quiser participar dos Grupos de Reeducação Alimentar deve ir até a Secretaria Municipal de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde, onde os grupos já acontecem, e preencher uma ficha de inscrição. Somente inicia-se um novo grupo a cada dois meses. “O grupo acompanha o início, meio e fim do cronograma, iniciando e finalizando com os mesmos participantes, só depois formamos um novo grupo, pois não são encontros abertos e isolados a cada semana em que o paciente possa ir em um ou outro eventualmente, a participação é constante durante oito encontros”, explica Lilian.
O secretário de Saúde, Vanderlei Vili Petry está motivado com a adesão da comunidade à iniciativa. “Quando a secretaria com seus técnicos elaboram uma ação de saúde e percebe a adesão das pessoas, ficamos felizes e muito gratos, porque é sinal que estamos no caminho certo, é, sem dúvida, motivo de alegria para nós. Não desistam, trabalhem em grupo, e, assim, vamos trabalhar pela melhora da nossa saúde”, observa Petry.