Porto Alegre

Estudantes de Porto Alegre avaliam consumo de alimentos na escola

Depois de assistirem a um documentário sobre propaganda de alimentos industrializados para crianças, estudantes do 4º ano do ensino fundamental da EMEF Saint Hilaire, em Porto Alegre, passaram a observar seus colegas nos intervalos e perceberam que havia um alto consumo de alimentos ultraprocessados. Enquanto isso, uma grande quantidade de alimentos saudáveis eram desperdiçados da merenda escolar. A partir daí, eles decidiram criar o “Semáforo da Alimentação: parar, pensar e agir”: uma ferramenta de reflexão que se utiliza de um cartaz para dividir os alimentos de acordo com os seus efeitos na saúde das pessoas. Com ações desde 2016, o projeto foi um dos finalistas da última edição da premiação nacional Desafio Criativos da Escola.

Para entender sobre esse processo, que se iniciou a exibição do filme “Muito Além do Peso”, os alunos decidiram mobilizar seus colegas, pesquisar alternativas e propor soluções coletivas. Elaboraram e aplicaram um questionário a 100 estudantes no refeitório da escola durante as refeições. E, ainda que os alimentos oferecidos pelo colégio fossem saudáveis, o grupo notou que sempre acontecia um grande desperdício.

No “Semáforo da Alimentação”, para mostrar como isso ocorre, a cor vermelha mostra quais são os alimentos ultraprocessados, com grande quantidade de sal, açúcar, gordura, conservantes e substâncias químicas. Na parte amarela estão os processados, que devem ser consumidos com cautela (margarina, queijo, leite, carne, etc). Já na parte verde, estão alimentos mais saudáveis, como frutas, verduras e legumes.

Além de confeccionarem e espalharem o Semáforo, os alunos coletaram mais de 100 embalagens de produtos ultraprocessados no lixo da escola para utilizarem como material pedagógico para oficinas que estão sendo realizadas para todas as turmas do colégio. Os pequenos também estão realizando bazares e venda de bolos na escola para custear os materiais para as oficinas e os aventais que foram elaborados com a identidade visual do projeto. Agora, os alunos e alunas estão levando as atividades para outras escolas do município e começando a visitar as casas de famílias parceiras para falar sobre alimentação. Para o futuro, pretendem realizar um filme sobre hábitos saudáveis para ampliar ainda mais esse debate.

Inscrições abertas – Desafio 2019
Projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam transformando a escola ou a comunidade já podem ser inscritos na 5ª edição do Desafio Criativos da Escola. Tanto estudantes quanto educadores podem enviar suas ações até o dia 30 de junho de 2019 (Clique aqui e acesse mais informações). Neste ano, entre outros prêmios, os sete grupos selecionados enviarão representantes a uma viagem a Roma (Itália).

Em 2018, a premiação recebeu 1.654 projetos de todos os estados brasileiros. É possível se inspirar nos projetos das edições anteriores do Desafio nas redes sociais do programa e em seu site que possui, entre outras coisas, um Material de Apoio aos educadores, um jogo voltado a estudantes, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

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