Porto Alegre

Exposição Techne simultânea em Porto Alegre e Berlim

A exposição Techne terá abertura em Porto Alegre, na terça-feira, 28, às 18h30, na Pinacoteca Aldo Locatelli (Praça Montevideo,10). A mostra simultânea em Porto Alegre e em Berlim terá visitação gratuita de 29 de maio a 12 de julho na Capital, sob a curadoria de Sandra Becker e Elaine Tedesco. Na Alemanha, no Verein Berliner Künstler, a exposição permanece de  21 de junho a 24 de julho

As mostras apresentam obras de membros da associação de artistas berlinenses Verein Berliner Künstler, com sede em Berlim, e resultados parciais de pesquisas recentes desenvolvidas por professores, alunos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, totalizando 26 participantes.

O título Techne refere-se diretamente ao conceito grego techné como um saber que irrompe de um fazer. Resultante de procedimentos, é o conhecimento que se forma na presença, não ficando restrito ao mero entendimento de operações técnicas e tecnológicas. Lembramos da techné que se desenvolve nas interfaces eletrônicas e permeia os intercâmbios e suas expertises presentes nas formas de comunicação atual, também favorecendo a aproximação e a circulação de artistas e suas proposições.

As curadoras Sandra Becker e Elaine Tedesco explicam que o termo “techne” não remete apenas à raiz da palavra “tecnologia”. Mais do que isso, refere-se tanto à arte quanto à técnica. A exposição visa promover a fusão de ambas as disciplinas, já que foram pioneiras no desenvolvimento histórico da tecnologia.

Artistas 
Tula Anagnostopoulos . Tetê Barachini . Sandra Becker . Catherine Bourdon . Luciane Bucksdricker . Marina Camargo . David Dibiah . Burghild Eichheim . Monika Funke Stern . Viviane Gueller . Margret Holz . Rosika Jankó-Glage . Susanne Kessler . Simone Kornfeld . Ana Michaelis . Franziska Rutishauser . Bernadette Schroeger . Samy Sfoggia . Andrea Sunder-Plassmann & Sigi Torinus . Daniela Távora . Elaine Tedesco. Amanda Teixeira . Marion Velasco . Gerard Waskievitz . Ila Wingen .
Serviço:

Techne
Abertura: dia 28 de maio, às 18h30
Local: Pinacoteca Aldo Locatelli
Endereço: Paço Municipal, Praça Montevideo, 10, Centro – Porto Alegre
Visitação: 29 de maio a 12 de julho

Botão Voltar ao topo