Porto Alegre

Ospa estreia Série Igrejas 2019 nesta sexta-feira

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) inicia na sexta-feira (24/5), às 20h, a Série Igrejas 2019 com uma apresentação que celebra os cem anos da Igreja São João Batista, uma das mais antigas e tradicionais de Porto Alegre. A iniciativa, que busca levar música de concerto a diferentes templos religiosos da cidade, conta com a presença de dois renomados músicos.

Sob a batuta do polivalente Arthur Barbosa, que é regente da Ospa Jovem, diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho (Fortaleza) e violinista da Ospa, a sinfônica apresenta peças de Verdi, Berlioz, Donizetti, Rossini e Mozart. Os solos são cantados pela mezzo-soprano Angela Diel, que já realizou várias apresentações no exterior e em 2009 venceu o Prêmio Açorianos de Música de melhor intérprete erudita.

Na primeira parte do programa, é interpretada a abertura de uma das óperas mais famosas de todos os tempos, La Traviata, de Giuseppe Verdi (1813-1901), considerado o maior nome da escola romântica italiana. A obra foi composta em apenas quatro semanas, enquanto Verdi ainda finalizava Il Trovatore, demonstrando a grande versatilidade do autor e sua facilidade para compor.

O concerto tem sequência com Les nuits d’été, do francês Hector Berlioz (1803-1869). Compositor revolucionário, introduziu o conceito de música autobiográfica. A técnica se baseia na utilização de temas associados a ideias ou personagens centrais, com a incorporação de instrumentos variados à orquestra. Em seguida, a ária O mio Fernando, de La favorita, é executada. Peça de Gaetano Donizetti (1797-1848) segmentada em quatro atos, foi elaborada para um libreto de língua francesa de Alphonse Royer e Gustave Vaëz, baseado na peça Le comté de Comminges, de Baculard d’Arnaud, que trata das lutas românticas do rei de Castela, Alfonso XI, e sua amante, Leonora, como pano de fundo para o conflito da expulsão moura da União Ibérica. Em seguida, os músicos apresentam o terceiro ato da abertura de La Traviata, de Verdi.

A Ospa revisita Gioachino Rossini (1792-1868) com a ária Cruda sorte, da peça L’italiana in Algeri. A obra demonstra a sobreposição dos instrumentos de madeiras, sem deixar de garantir a orquestração de diferentes melodias. Iniciada com um breve Andante, a peça garante a variedade musical, com ondulações dramáticas que remetem aos clássicos do compositor.

Para finalizar o concerto, os músicos executam a Sinfonia Nº 25, que Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791) compôs quando tinha 17 anos, dentro do movimento artístico Tempestade e ímpeto, que tomava conta na Europa. A peça ganhou notoriedade como a música de abertura do filme Amadeus, de Miloš Forman.

Arthur Barbosa (regente)
Compositor, regente, violinista e arranjador, é membro da Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Já tocou em mais de dez orquestras profissionais, entre elas a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Como maestro, é convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Desde 2012, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Eleazar de Carvalho, em Fortaleza (CE). A partir de 2014, assumiu a regência da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. Arthur é também um dos fundadores e principal regente do projeto Terra Symphony Orchestra, em Nova York. Fora das salas de concerto, atuou como membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil, entre 2015 e 2016.

Angela Diel (mezzo-soprano)
Renomada cantora gaúcha, obteve o Prêmio Açorianos de Música 2009. Ganhou notoriedade com participações em óperas, oratórios, missas e cantatas com grandes orquestras do Rio Grande do Sul, além de música de câmara. Lançou o disco Cantares em 1999 e, uma década depois, Canto brasileiro, com apoio do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte), culminando com um espetáculo cênico-musical no Teatro Renascença. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Apresenta-se todos os anos em Portugal, Bruxelas, Luxemburgo e várias cidades da Alemanha, além dos países do Mercosul. No Brasil, suas turnês abrangem os principais estados, enfatizando a música de câmara de Schumann, Schubert, Brahms e Wagner.

SERVIÇO
O quê: Concerto da Série Igrejas 2019
Quando: 24 de maio (sexta-feira), às 20h
Local: Igreja São João Batista (Av. Benjamin Constant, 76 – Porto Alegre)
Quanto: entrada franca

PROGRAMA
Giuseppe Verdi: La Traviata – Abertura
Hector Berlioz: Les Nuits D’éte – Le Spectre de la Rose (II)
Gaetano Donizetti: La Favorita – Ária O mio Fernando
Giuseppe Verdi: La Traviata – Abertura Ato III
Gioachino Rossini: Italiani in Algeri – Ária Cruda sorte
Wolfgang Amadeus Mozart: Sinfonia N° 25

I. Allegro con brio
II. Andante
III. Menuetto e Trio
IV. Allegro

Regente: Arthur Barbosa
Solista: Angela Diel (mezzo-soprano)

Botão Voltar ao topo