GastronomiaSaúde

Nutricionista sugere ingredientes para sopas saudáveis

Com as temperaturas mais baixas do outono, os pratos quentes tornam-se mais apetitosos. Por isso, quem se preocupa com a ingestão extra de calorias, geralmente opta por pratos mais leves para se manter em forma. No entanto, nem tudo o que parece light na verdade é.

Apesar de fazerem muito sucesso nessa época do ano, as sopas, por exemplo, podem ser mais calóricas do que se imagina. Sopas têm fama de alimento saudável, mas os caldos de legumes industrializados e queijos gordurosos podem deixá-las menos benéficas, principalmente para quem têm colesterol alto, obesidade ou hipertensão. Segundo a nutricionista e Gerente de Gastronomia do HCor (Hospital do Coração), Juliana Guedes Simões, as sopas creme feitas à base de leite integral, margarina, manteiga e queijos gordurosos, por exemplo, podem conter mais de 300 calorias. Além disso, o hábito de ingerir acompanhamento como fatias de pão, croutons, entre outros, só aumenta o valor calórico deste tipo de refeição.

As sopas podem ser oferecidas tanto como entrada, quanto como prato principal. Quando a sopa é consumida apenas como um complemento, vale a pena ficar atento à quantidade que se vai ingerir e o quanto os ingredientes que a compõem podem ser calóricos. “Quando a sopa é consumida como uma única refeição, a pessoa pode se dar o prazer de optar por sabores com mais calorias. Porém, sem exageros. É muito importante levar em consideração os ingredientes da sopa na hora de escolher a quantidade e o sabor que se vai tomar”, esclarece Juliana Simões.

Sopas saudáveis e nutritivas para o coração

De acordo com a nutricionista, as sopas mais indicadas são aquelas feitas de forma caseira. Ou seja, preparadas à base de legumes, arroz, macarrão ou batata (fonte de carboidratos), com carnes ou aves sem pele, grãos como feijão, ervilha ou lentilha (fontes de proteínas). “Mesmo nesse tipo de receita, é sempre bom tomar cuidado e observar a quantidade de sal e gordura que será adicionada no preparo. Para ingerir menos calorias é importante evitar, além do pão, ingredientes como bacon, queijo e linguiça”, finaliza.

Sopa Tailandesa de Frango

Ingredientes:

  • 3 Colheres de sopa de azeite;
  • 1 Cebola média cortada em cubos pequenos;
  • 2 Dentes de alho grandes picados;
  • 1 Talo de salsão picado em lâminas;
  • 1 Tomate sem semente cortado em cubos pequenos;
  • 1 Peito de frango sem osso e sem pele cortado em cubos médios;
  • 2  Litros de água;
  • 2 Colheres de sopa rasas de farinha de trigo;
  • 1/2 Colher de chá de açafrão;
  • 2 Colheres de chá rasas de sal;
  • 2 Colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e acrescente o alho a seguir. Assim que estiver dourado, acrescente o salsão, tomate e o frango. Misture e deixe cozinhar até que a parte superficial do frango fique cozida. Em seguida, acrescente a água, tampe a panela e deixe cozinhar até que o frango fique totalmente cozido. Retire o frango da panela, deixe esfriar e desfie. Reserve o caldo de cozimento. Misture a farinha de trigo com o açafrão e os dissolva em 250 ml de água.

Leve a panela com o caldo do cozimento novamente ao fogo, acrescente o frango desfiado e adicione aos poucos a mistura de açafrão com farinha e água mexendo para não formar grumos. Deixe cozinhar até que o caldo engrosse, adicione o sal e finalize com a cebolinha picada.

Dica:

Para pessoas que têm restrição ao consumo de glúten, não use farinha de trigo para espessar o caldo. O ideal é substituir por amido de milho.

Botão Voltar ao topo