Rio Grande do Sul

Lançada nova edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem em Santa Cruz

Uma iniciativa que deu certo promete angariar ainda mais adeptos em sua quarta edição. É o Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem, lançado na manhã desta sexta-feira, dia 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE). O ato ocorreu em meio a uma reunião de trabalho dos professores da disciplina de Língua Portuguesa e contou com a participação dos organizadores, de representantes da Unisc e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O Projeto Mestre Cuca, realizado pelo Município de Santa Cruz do Sul, através da SEE, em parceria com o Curso de Gastronomia da Unisc, consiste na escolha, divulgação e premiação de receitas elaboradas por alunos dos anos 6º e 7º das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O objetivo é oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades, diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação, de forma criativa e saudável.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, em 2019 o concurso traz uma novidade: a premiação na etapa final de duas categorias, doces e salgados. Ela chama a atenção para a questão da transversalidade. “O envolvimento dos professores é grande e o aprendizado dos alunos também porque o projeto envolve diferentes disciplinas. Além da escrita das receitas, os alunos também precisam saber calcular a quantidade de cada ingrediente, colocar as medidas corretamente, conhecer aquele alimento, sua história e seus benefícios”, explicou.

Esta edição do projeto prevê também levar os alunos para fazer um passeio a uma propriedade rural que trabalhe de forma sustentável e com o cultivo de produtos ecológicos. “O que queremos é justamente resgatar a comida de verdade, da qual nos distanciamos muito. Procuramos ensinar os alunos a fazer as melhores escolhas, a ir em busca de alimentos minimamente processados”, explicou a nutricionista da SEE, Cinara Mussi. “Eles ainda têm muita resistência com algo diferente, é todo um trabalho que precisa ser feito e se a receita partir deles, fica bem mais fácil”.

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) este ano acontece por meio do Projeto Crescer Saudável, que busca a prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis. “Quando se fala em saúde a ação mais importante é a da educação. Por isso o Mestre Cuca é uma iniciativa muito virtuosa”, definiu a dentista da secretaria, Denise Henriqson, membro do grupo gestor do Programa Saúde na Escola.

Regulamento – Poderão participar do projeto este ano 14 escolas. Estarão habilitadas as primeiras que efetuarem a inscrição. Elas devem preeencher um formulário e enviar à SEE no período de 3 a 14 de junho. Cada escola poderá inscrever, no máximo, três equipes, cada uma composta por três alunos e um professor orientador. Cada equipe poderá representar somente uma receita, escolhendo a categoria na qual deseja participar.

A escolha da melhor receita ocorrerá em duas etapas: classificatória e final. A primeira acontecerá nos meses de outubro e novembro, dentro da escola, com a realização de dois testes. A a segunda será no dia 14 de novembro, na cozinha do Curso de Gastronomia da Unisc, onde cada equipe terá 10 minutos para apresentação teórica e duas horas para executar a receita. Os finalistas terão suas receitas avaliadas por um grupo de jurados.

Botão Voltar ao topo