RS

Lançada nova edição do Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem em Santa Cruz

Uma iniciativa que deu certo promete angariar ainda mais adeptos em sua quarta edição. É o Projeto Mestre Cuca, Comidas do Bem, lançado na manhã desta sexta-feira, dia 24, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEE). O ato ocorreu em meio a uma reunião de trabalho dos professores da disciplina de Língua Portuguesa e contou com a participação dos organizadores, de representantes da Unisc e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O Projeto Mestre Cuca, realizado pelo Município de Santa Cruz do Sul, através da SEE, em parceria com o Curso de Gastronomia da Unisc, consiste na escolha, divulgação e premiação de receitas elaboradas por alunos dos anos 6º e 7º das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O objetivo é oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades, diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação, de forma criativa e saudável.

Publicidade

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, em 2019 o concurso traz uma novidade: a premiação na etapa final de duas categorias, doces e salgados. Ela chama a atenção para a questão da transversalidade. “O envolvimento dos professores é grande e o aprendizado dos alunos também porque o projeto envolve diferentes disciplinas. Além da escrita das receitas, os alunos também precisam saber calcular a quantidade de cada ingrediente, colocar as medidas corretamente, conhecer aquele alimento, sua história e seus benefícios”, explicou.

Esta edição do projeto prevê também levar os alunos para fazer um passeio a uma propriedade rural que trabalhe de forma sustentável e com o cultivo de produtos ecológicos. “O que queremos é justamente resgatar a comida de verdade, da qual nos distanciamos muito. Procuramos ensinar os alunos a fazer as melhores escolhas, a ir em busca de alimentos minimamente processados”, explicou a nutricionista da SEE, Cinara Mussi. “Eles ainda têm muita resistência com algo diferente, é todo um trabalho que precisa ser feito e se a receita partir deles, fica bem mais fácil”.

Publicidade

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) este ano acontece por meio do Projeto Crescer Saudável, que busca a prevenção da obesidade infantil e de doenças crônicas não transmissíveis. “Quando se fala em saúde a ação mais importante é a da educação. Por isso o Mestre Cuca é uma iniciativa muito virtuosa”, definiu a dentista da secretaria, Denise Henriqson, membro do grupo gestor do Programa Saúde na Escola.

Regulamento – Poderão participar do projeto este ano 14 escolas. Estarão habilitadas as primeiras que efetuarem a inscrição. Elas devem preeencher um formulário e enviar à SEE no período de 3 a 14 de junho. Cada escola poderá inscrever, no máximo, três equipes, cada uma composta por três alunos e um professor orientador. Cada equipe poderá representar somente uma receita, escolhendo a categoria na qual deseja participar.

A escolha da melhor receita ocorrerá em duas etapas: classificatória e final. A primeira acontecerá nos meses de outubro e novembro, dentro da escola, com a realização de dois testes. A a segunda será no dia 14 de novembro, na cozinha do Curso de Gastronomia da Unisc, onde cada equipe terá 10 minutos para apresentação teórica e duas horas para executar a receita. Os finalistas terão suas receitas avaliadas por um grupo de jurados.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar