Serra Gaúcha

Gramado promove a 1ª Semana do Alimento Orgânico

Nesta semana, o município de Gramado realiza a 1ª Semana do Alimento Orgânico, com atividades voltadas para a sensibilização de agricultores e consumidores, no período de 27 de maio a 1º de junho.

A campanha nacional de 2019, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem o tema Alimento Orgânico: Consciência, Vida e Saúde. Qualidade de saúde do plantio ao prato, e pretende ressaltar como aspecto central os diversos princípios agroecológicos, a promoção da saúde, a segurança alimentar e nutricional, o desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor. Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores.

Em Gramado, destaca-se na programação o painel sobre Produção de Alimentos Orgânicos cenários, perspectivas e tendências de consumo, nesta quarta-feira (29), na Universidade Aberta do Brasil, que contará com a participação do engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro, referência em produção orgânica e agroecologia, com o chef de cozinha Rodrigo Bellora, com o agricultor Felipe Possanai e com a Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado (Apog). E no próximo sábado (1°/06), a programação contará a elaboração e degustação de produtos orgânicos preparados pelo chef Rodrigo Bellora durante a feira semanal da Apog na Praça das Etnias.

Haverá, ainda, na sexta-feira (31/05), às 14 horas, na propriedade da agricultora Jeane Wingert, uma reunião com o Clube de Mães da Serra Grande Alemã. As extensionistas da Emater-Ascar, Nelcy Frata e Janete Basso Costa, irão abordar o uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais e o aproveitamento de resíduos orgânicos na propriedade. Esta mesma atividade aconteceu ontem (27), com o Clube de Mães da Linha Bonita, na propriedade de Sônia Mewius. As ações também integram o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleaplo).

A Semana é promovida pela Associação dos Produtores Orgânicos de Gramado (Apog), com o apoio da Emater/RS-Ascar, secretarias da Agricultura e da Educação, Sicredi, Universidade Aberta do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gramado. Também será desenvolvida uma programação até o final de 2019 com o objetivo de dar continuidade ao trabalho. Mais informações com a Emater/RS-Ascar, pelo telefone (54) 3286-2698.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios