NotíciasRio Grande do Sul

Orquestra de Sopros atrai mais de 300 pessoas em Caxias do Sul

Apresentação gratuita ocorreu no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura

O concerto “Essential Dances”, apresentado pela Orquestra Municipal de Sopros, mobilizou centenas de pessoas no último domingo (26/05), em Caxias do Sul. O concerto gratuito trouxe um repertório variado, que reuniu danças cubanas, albanesas, mexicanas, búlgaras, flamencas, negro espiritual, judaicas, entre outras. No total, cerca de 300 pessoas acompanharam o espetáculo, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura.

Os músicos da Orquestra ainda tiveram a oportunidade de compartilhar o palco com o conceituado maestro convidado, Darrell Brown, que é professor do Departamento de Artes Visuais e Performáticas da Carroll University Waukesha, Wisconsin (EUA). Algumas das músicas executadas pela Orquestra Municipal de Sopros foram “Rapsódia Sefaradi”, de Alexandre F. Travassos; “Boomba for Wind Ensemble”, de Michael Barry; e “Conga del Fuego Nuevo”, de Arturo Márquez. Foram apresentadas, durante o espetáculo, composições de nove autores diferentes.

Para o maestro titular da Orquestra Municipal de Sopros, que também assinou a direção artística do espetáculo, Fernando Berti, o evento atendeu as expectativas, tanto do ponto de vista artístico quanto cultural.

“O tema e o repertório agregaram a nossa formação, assim como o contato com o maestro convidado, Darrell Brown, que foi muito inspirador. Alcançamos nosso objetivo, que era lotar o teatro, a comunidade compareceu em massa e a recepção do público não poderia ser melhor. Além disso, acredito que concertos como esse, com maestros estrangeiros, abrem as portas para nossa Orquestra, permitindo realizações culturais futuras, uma vez que gera prestígio no meio artístico internacional”, assinalou.
Cláudia Giovana Bressan acompanhou o espetáculo e ficou entusiasmada com o que viu.

“O maestro e a Orquestra nos conduziram com brilho em uma viagem musical intercultural surpreendente, executando ritmos contagiantes”, pontuou.

Botão Voltar ao topo