Rio Grande do Sul

Coleta Seletiva em mais bairros de Esteio

A partir da próxima terça-feira (4), o Bairro São José terá o caminhão da Coleta Seletiva passando na frente de suas residências. Na sexta-feira (7), a mudança chegará à Vila Olímpica. Com isso, quem faz a separação de resíduos em casa não precisará mais fazer o cadastro junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para a retirada dos resíduos. Basta embalar adequadamente o lixo reciclável e colocar na frente de casa.

Na São José, o caminhão passará todas as terças-feiras, entre 8h30 às 12h e das 13h às 16h30. Nas sextas-feiras, no mesmo horário, o veículo passará na Vila Olímpica.

A alteração no sistema de recolhimento de resíduos recicláveis em Esteio começou a ser implantada em agosto de 2018. Desde então, o novo formato já está em uso nos bairros Tamandaré, Liberdade, Ezequiel, Três Portos, Vila Osório e Novo Esteio. Entre as vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a facilidade aos moradores. A ampliação a novos locais está sendo possível pois, em novembro de 2018, a SMMA recebeu um novo caminhão para a coleta.

Enquanto a mudança não chega a todos os bairros da cidade, a Coleta Seletiva continua sendo realizada no Município pelo modelo de cadastro. O morador deve preencher a ficha de adesão, disponível em formulário online, e separar os materiais que deseja descartar nos dias em que o caminhão passa pela sua residência. É necessário ter alguém em casa para entregar os resíduos separados.

Todo o material reciclável recolhido pela Coleta Seletiva é encaminhado para a Cooperativa de Recicladores de Esteio (Cootre), parceira da Prefeitura, que cede o galpão onde os materiais são reciclados. O que é coletado é enviado à Cooperativa, proporcionando emprego e renda para seus integrantes, através da separação, do processamento e da venda de resíduos como plástico, papelão e alumínio.

O que pode ser reciclado
Garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas).

Botão Voltar ao topo