DestaquePorto AlegreRS

Feira do azeite de oliva gaúcho é neste sábado em Porto Alegre

Os consumidores gaúchos têm uma boa oportunidade para conhecer a produção de azeite nacional. No primeiro sábado de cada mês, começando no dia 1º de junho, das 8h às 13h, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na capital, irá ocorrer a Feira do Azeite – Safra 2019.

Cerca de 20 produtores gaúchos oferecerão suas marcas de azeite, tanto varietais quanto blends (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes variedades de olivas), para compra e degustação. A parceria entre a Seapdr e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) para a realização das feiras vai de junho a dezembro deste ano.

Publicidade

Colheita recorde

Nos últimos anos, o investimento privado na implantação de olivais e viveiros e na instalação de fábricas de azeite no RS passou dos R$ 100 milhões, gerando mais de mil empregos na Metade Sul. O RS é o Estado com maior área e perspectiva para a cultura no Brasil. Considerando-se que mais de 99% do azeite e das azeitonas em conserva consumidos no país são importados, o investimento no setor é promissor e o desafio atual é aumentar a produção. O Brasil é um dos maiores importadores de azeite do mundo.

Com 10 unidades agroindustriais extratoras de azeite operando no RS, a previsão para a safra de 2019 é positiva. Estima-se que será a maior colheita de todos os tempos, com previsão inicial de cerca de 160 mil litros de azeite. Conforme o coordenador da Câmara Setorial das Oliveiras da Seapdr, Paulo Lipp, a pasta está finalizando o levantamento junto às indústrias, mas a safra pode chegar a 180 mil litros, superior aos 58 mil litros de 2018.

Publicidade

Serviço

• O quê: Feira do Azeite – Safra 2019
• Quando: sábado (1º de junho), das 8h às 13h
• Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, na Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar