NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul é contemplada em novo projeto de investimento do Ministério do Turismo

Estão previstas consultorias de qualificação para microempreendedores caxienses

O município de Caxias do Sul está contemplado em um novo projeto de investimento do Ministério do Turismo. O programa Investe Turismo foi lançado, na última terça-feira (28/05), com o objetivo de centralizar ações e investimentos entre os poderes público e privado para o desenvolvimento da atividade turística em todo o país. O programa é uma parceria entre o Ministério, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur). A meta do programa é impulsionar o turismo e gerar empregos.

As ações contemplarão, num primeiro momento, 158 municípios das cinco regiões do país, de 30 rotas estratégicas. No Rio Grande do Sul, 10 cidades serão contempladas, entre elas Caxias do Sul, que integra a rota Porto Alegre e Serra Gaúcha. O investimento inicial previsto é de R$ 200 milhões. Esse valor será repassado através de ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos. O cronograma das ações será organizado pelo Sebrae.

Para a titular da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), Renata Carraro, essa é uma oportunidade para aproximar empreendedores, que já trabalham com turismo, a buscar qualificação e melhorias nos seus negócios. “Precisamos fortalecer os atrativos existentes e a divulgação para impulsionar a atividade na região. O que temos conhecimento até o momento é a participação de microempreendedores que irão participar de consultorias de qualificação. Enquanto Secretaria do Turismo participamos de uma reunião de mobilização e indicamos empresas que trabalham com turismo para participarem do programa”, comenta Renata.

Botão Voltar ao topo