NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul: IX Semana do Empreendedorismo

Encontro preparatório ocorreu na manhã desta quarta-feira (29/05) no SEGH

A Prefeitura de Caxias do Sul organizou um encontro para definir as indicações de homenagens que ocorrerão durante a IX Semana Municipal do Empreendedorismo. A reunião preparatória ocorreu na manhã desta quarta-feira (29/05), nas dependências do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (SEGH).

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete) entregou um ofício que determina todos os prazos e regras. Além disso, as entidades devem seguir a Lei Ordinária Nº 8.216, que institui a Semana Municipal do Empreendedorismo no Município de Caxias do Sul e dá outras providências.

As homenagens seguirão os seguintes critérios: serão realizadas através de indicação de entidades, instituições, empresas, órgãos de classe ou sindicatos patronais e de trabalhadores e serão homenageadas empresas, entidades, instituições, órgãos de classe ou sindicatos patronais e de trabalhadores, além de instituições de ensino, religiosas e sociais, que possuam mais de 10 anos de atividade, e a cada 10 anos, ou seja, 20 anos, 30 anos e assim por diante.

Conforme a lei, os que completam 10 e 20 anos receberão um certificado evidenciando o brasão do Município personalizado. Já os que completam entre 20 e 40 anos receberão uma placa comemorativa, também evidenciando o brasão do Município, denominada Prata. Os que completam entre 50 e 90 anos receberão uma placa comemorativa evidenciando o brasão do Município, denominada Ouro; e os que completam 100 anos ou mais receberão uma placa comemorativa evidenciando o brasão do Município, denominada Diamante.

Neste ano, a entrega das placas comemorativas a empresas com mais de 40 anos será feita durante a solenidade de abertura da Semana do Empreendedorismo. Já as empresas que completam de 10 a 30 receberão a homenagem em evento organizado pelas entidades que as indicaram. No ano de 2018 mais de 800 empresas receberam placas e troféus.

“Acreditamos que o reconhecimento às empresas que marcaram sua trajetória em nossa cidade é muito importante. Um pequeno reconhecimento a empreendedores que, com sua resiliência, enfrentaram diversas crises e hoje continuam gerando riqueza e empregos em Caxias”, disse o titular da Sdete, Emílio Andreazza.

Durante a reunião também foi abordada a configuração da pré-programação do evento, que acontecerá de 04 a 08 de novembro. A IX Semana Municipal do Empreendedorismo contará com cafés, reuniões-almoço, palestras, solenidade de entrega das homenagens para as empresas aniversariantes e entrega do Prêmio Jovem Talento Empreendedor, além de atividades de educação empreendedora com foco nos jovens de até 18 anos. Tudo isso com base no tema desta edição: “Desenvolvimento e Ecossistema Colaborativo”.

Conforme Angela Almeida, coordenadora da Semana, em 2019 a prefeitura sugeriu a realização de um evento de imersão entre os parceiros para trabalhar o tema escolhido. “A ideia teve aceitação unânime por todos os presentes. O encontro em forma de workshop acontecerá no início do segundo semestre de 2019, na FSG”, anunciou.

Mais de 30 pessoas participaram do encontro. Estiveram presentes na reunião entidades apoiadoras das atividades como Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do RS (Sescon Serra Gaúcha), Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra (APLMMeA), Faculdade Anhanguera, Microempa e Microempa Jovem – Associação da Empresas de Pequeno Porte do RS, Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) Jovem, 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem de Caxias do Sul (Fitemasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Nilo Peçanha), Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) Jovem, Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias Sul (Sinduscon), Conselho Regional de Administração do RS – Seccional de Caxias do Sul (CRA-RS), Associação dos Administradores da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul (AANERGS), Câmara de Vereadores e Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), entre outras.

Botão Voltar ao topo