As famílias que moram no entorno do canteiro central da rua das Antenas, no loteamento do Prata, em Canoas, receberam a visita dos agentes da Defesa Civil nesta quarta-feira (29). Rodolfo Pacheco, secretário especial da Defesa Civil, explicou que as doações passam a ser rotineiras a partir do mês de junho. “A partir de agora, toda semana, com a colaboração do período chuvoso, vamos fazer uma ação por quadrante da cidade. O próximo ponto de doação será na Praça Pôr do Sol, no bairro Guajuviras”, anunciou. Ainda sem data definida, as outras visitas serão na rua Santos Dias, na rua da Barca e no loteamento João de Barro.
A ação contínua da Defesa Civil, através dos programas “Ajudar não tem Hora” e “Volantes da Defesa Civil”, já doou 40 mil peças de roupas e duas toneladas de alimentos para as famílias de Canoas nos primeiros cinco meses do ano. Alívio para a doméstica Patrícia Andrade, mãe de três filhos, ela conseguiu pegar boas peças de roupas para os pequenos de seis, quatro e um ano. “É uma ajuda muito bem-vinda. Consegui pegar roupas e calçados para eles se protegerem nesse inverno”, comentou.
Doações
A Defesa Civil atendeu, nesses cinco meses de 2019, cerca de 3 mil pessoas em sua sede. A maior procura foi por roupas e agasalhos, seguido por alimentos, doação de móveis e utensílios e lonas. Todos os objetos doados são reaproveitados, mesmo aqueles mais velhos, são enviados para associações que fazem o reaproveitamento transformando retalhos em cochas.
As doações podem ser encaminhadas para a sede da Defesa Civil de Canoas na Rua Bandeirantes, 450, no Bairro Nossa Senhora das Graças. “Tudo encontra um destino”, finalizou Rodolfo Pacheco.