Rio Grande do Sul

Esteio: UBS Centro terá Conselho Local de Saúde

Em Esteio, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nickollas Gome (Centro) vai contar, em breve, com um Conselho Local de Saúde, uma das metas de governo da atual gestão municipal e que foi, também, estabelecida pela 7ª Conferência Municipal de Saúde, realiza em abril deste ano na Câmara de Vereadores da cidade.

Na tarde de ontem (29), usuários e trabalhadores da UBS realizaram a primeira reunião para tratar do assunto. No encontro, a cirurgiã-dentista Silvana Valéria Alfino fez uma rápida explicação do que são os conselhos locais de saúde, lembrando que os órgãos, independentes, são exigidos por diferentes leis, inclusive pela Constituição Federal de 1988. O colegiado, que se reunirá, pelo menos, uma vez por mês, deve ser formado com 50% de representantes dos usuários, 25% de representantes dos trabalhadores da UBS e 25% de representantes da gestão municipal. “A ideia do Conselho Local de Saúde é tornar o atendimento aos usuários ainda mais adequado, ainda melhor. Ele é pensado para atender a necessidade de vocês, usuários, mas também de nós, trabalhadores”, afirmou Silvana.

Para a professora Lilian Rocha Gomes, 48 anos, mãe do jovem que morreu depois de uma batalha contra a leucemia e que empresa nome à UBS, a criação dos conselhos é de extrema importância para a saúde de Esteio. Ela, que foi escolhida delegada representante de Esteio para a Conferência Estadual da Saúde, disse que pretende participar de forma ativa do Conselho da UBS que atende a região onde mora. A escolha dos integrantes do Conselho da UBS ocorrerá na reunião do dia 26 de junho, às 17h. As reuniões na UBS Centro acontecerão na última quarta-feira útil de cada mês.

Todas as UBSs do município contarão com um conselho local, que será suporte para o CMS na tarefa de atender às principais demandas e necessidades de cada território. Através desta formação, o usuário poderá reportar críticas, sugestões e também tirar dúvidas sobre o funcionamento da UBS onde é cadastrado. A previsão é de que até o final do ano sejam implantados conselhos locais em 10 UBSs esteienses. Reuniões iniciais já foram feitas, também, nas UBSs Primavera, Esperança, Cruzeiro e Votorantim. Os próximos encontros serão definidos pela SMS.

Botão Voltar ao topo