NotíciasRio Grande do Sul

Pelotas terá Quinzena do Pêssego, de 23 de novembro a 7 de dezembro

Abertura oficial da colheita 2019 está marcada para o dia 1º de dezembro

O salão Indústria Show, no Rincão da Caneleira, 7º distrito, Quilombo, sediará o evento de abertura oficial da colheita do pêssego 2019, no dia 1º de dezembro, com programação que incluirá expositores e atrações artísticas e culturais. A Quinzena do Pêssego será realizada de 23 de novembro a 7 de dezembro.

As datas foram definidas em reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Rural, na manhã de quarta-feira (29), com a participação do secretário Jair Seidel e do assessor Tarso Benemann; Francisco Arruda, Joana Souza Caetano da Silva e Rodrigo Bulbolz Prestes, representando a Emater; Dari Bosenbecker, da Associação dos Produtores de Pêssego da Região de Pelotas (APPRP); e do produtor João Carlos Bender.

A abertura da colheita é organizada pela SDR, Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), APPRP e pelo Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas (Sindocopel).

“É fundamental que, além de buscar mecanismos para promover a cultura do pêssego – a mais importante da agricultura familiar local –, discuta-se alternativas para aumentar o consumo da fruta processada e para e à expansão do cultivo das variedades de mesa”, comentou Seidel.

O que é a Quinzena

A Quinzena do Pêssego foi criada há seis anos, sob responsabilidade do Gabinete da Vice-prefeita da época, Paula Mascarenhas. O objetivo é o de popularizar o consumo da fruta in natura ou processada, com diversas iniciativas que se iniciam uma semana antes da abertura da colheita e perduram até uma semana depois. Neste ano, será de 23 de novembro a 7 de dezembro.

Nas feiras, fruta é comercializada direto do produtor ao consumidor – Foto: Arquivo/Ascom
No período, são realizadas as feiras, com bancas fixas no Centro e itinerantes nos bairros, proporcionando a venda direta do produtor ao consumidor, da fruta de qualidade e com preços justos.

Datas da colheita e da Quinzena do Pêssego são definidas em reunião na SDR – Fotos: Divulgação/SDR

Reunião técnica e audiência pública

Na tarde de quarta-feira, na Comunidade São Matheus, Colônia São Manuel, o secretário Jair Seidel participou da XIV Reunião Técnica da Produção Integrada de Pêssegos, com palestras que versaram, principalmente, sobre a sanidade da cultura da fruta.

À noite, prestigiou audiência pública, na Câmara de Vereadores, com a participação de indústrias produtoras de pêssego enlatado. “Em Pelotas, estamos no caminho para instituir a fruta em calda na merenda escolar. O projeto deverá se expandir para todo o Estado.

Pelotas é responsável por 50% do pêssego da cadeia produtiva da região, formada por oito municípios, e por 90% do pêssego em calda fabricado em todo o País. A fruta é considerada a mais importante e o símbolo da atividade da zona rural e da agricultura familiar local.

Botão Voltar ao topo