Rio Grande do Sul

Procon de Nova Prata divulga pesquisa de preço do gás de cozinha

O Procon de Nova Prata faz a recomendação de que os consumidores tomem alguns cuidados na hora de adquirir o gás de cozinha. A compra deve ser feita com revendedores autorizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e que estejam com a licença em dia. Recuse botijões danificados, amassados ou enferrujados.

Além disso, o botijão deve estar lacrado e conter a inscrição em alto relevo com a marca da distribuidora, rótulo com instruções de uso, nome e telefone da distribuidora, mês e ano de fabricação, legíveis. O botijão possui validade de até 15 anos. No caso de botijões requalificados, deve ser observada a data de validade em torno da válvula. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90):

“Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Parágrafo único. As informações de que trata este artigo, nos produtos refrigerados oferecidos ao consumidor, serão gravadas de forma indelével. (Incluído pela Lei nº 11.989, de 2009)”.

Botão Voltar ao topo