Serra Gaúcha

Secretaria da Cultura divulga programação da 20ª Mostra de Teatro Estudantil

Apresentações ocorrem entre os dias 11 e 12 de junho no Teatro Municipal Pedro Parenti

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Unidade de Arte e Cultura Popular, divulga a programação dos espetáculos que integram a 20ª Mostra de Teatro Estudantil de Caxias do Sul. As apresentações ocorrem nos dias 11 e 12 de junho, no Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), de 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h. O projeto é uma promoção da SMC em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a União Caxiense dos Estudantes Secundaristas (UCES).

A Mostra de Teatro Estudantil, que tem entrada gratuita, tem o objetivo de incentivar a prática do teatro no ambiente escolar, como instrumento educativo e manifestação artística. A adesão de instituições de ensino ao projeto tem crescido gradativamente, tanto que a 20ª edição da Mostra conta com a participação de sete escolas municipais, quatro estaduais e uma particular.

Os alunos sobem ao palco para encenar 13 peças infantis e juvenis. Os trabalhos têm duração máxima de 30 minutos e cada uma das 13 escolas inscritas participa com até duas apresentações, uma em cada categoria (infantil e juvenil). Uma comissão avaliadora, composta por representantes das entidades envolvidas na produção da Mostra e por artistas convidados, elegerá vencedores em 10 categorias, entre elas, o melhor espetáculo com o Prêmio Montagem, além de eleger o melhor espetáculo infantil. Os certificados de participação serão entregues aos alunos logo após a exibição das peças e a equipe da Unidade de Arte e Cultura Popular da SMC irá às escolas entregar os troféus para os premiados.

Para a coordenadora da Unidade de Arte e Cultura Popular da SMC, Aline Carneiro, a Mostra serve para fortalecer esta modalidade artística nas escolas. “Temos o envolvimento da rede particular, municipal e estadual. O que permite formar público e fortalecer essa linguagem, proporcionando aos alunos que suas experimentações sejam apresentadas no Teatro Municipal e avaliadas por jurados profissionais. Portanto, o foco principal é fortalecer as artes cênicas dentro das escolas, como instrumento educativo e manifestação artística”, aponta.

A SMC disponibilizará transporte gratuito nos dias do espetáculo para alunos das escolas públicas inscritas na Mostra. Ainda é possível se inscrever, até o dia 10 de junho, para assistir às peças de teatrais, basta enviar e-mail para unidadedeteatro@caxias.rs.gov.br ou ligar no (54) 3901-1388, ramal 201.

Programação

11 de junho

Peça: Romeu e Julieta
EEEM Irmão José Otão
Horário: 9h

Peça: Desatos em dez atos
EEEM Helen Keller
Horário: 9h30

Peça: A cocanha
EEEF Arnaldo Ballvê
Horário: 10h

Peça: Reinações de uma princesa moderna
EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Ana
Horário: 14h30

Peça: Hamlet: o príncipe da Dinamarca
Colégio Murialdo
Horário: 15h

Peça: Liberdade às Bruxas
EMEF Alberto Pasqualini
Horário: 15h30

12 de junho

Peça: “Perguntas Sem Respostas”
EMEF Prof. Ester Justina Benvenutti
Horário: 9h

Peça: “Escolinha da prof. Florentina”
EMEF Engenheiro Dario Granja Sant’Ana
Horário: 09h30

Peça: “Ela”
EMEF Armindo Turra
Horário: 10h

Peça: “Realidades Inventadas”
Escola Estadual Técnica de Caxias do Sul
Horário: 10h30

Peça: “Os Três Porquinhos e os Micróbios – para combater a rejeição e fomentar hábitos de higiene”
EMEF Dolaimes Stédile Angeli
Horário: 14h30

Peça: “Uma carta para quem fica”
Escola Técnica de Caxias do Sul
Horário: 15h

Peça: “Planeta Água”
EMEF Santa Lúcia
Horário: 15h30

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios