Rio Grande do Sul

Sebrae apresenta Projeto de Simplificação de Processos da Construção Civil em Itajaí

O Sebrae/SC reuniu na manhã desta sexta-feira, 7, lideranças atuantes de Itajaí para apresentar o Projeto de Simplificação de Processos da área da Construção Civil do município. Durante o encontro, Prefeito, secretários e representantes de entidades de classe discutiram também sobre ordens de serviço para início de obras, incentivos fiscais e plano diretor municipal.

O Projeto de Simplificação de Processos no município de Itajaí terá início já nesta segunda, 10 e atuará na área da construção civil durante 45 dias. A iniciativa pretende facilitar e desburocratizar as solicitações de construção civil, viabilidade, abertura e concessão de alvará. O projeto terá duas etapas iniciais, que incluem diagnóstico organizacional e mapeamento de processos.

Dentro do diagnóstico organizacional serão realizadas análises documentais de todas as legislações existentes, pesquisas e entrevistas estruturadas com engenheiros, construtores, Secretário de obra e urbanismo do município, além de observações in loco e pesquisa de clima. Também será trabalhada a verificação dos fatores que limitam o desempenho dos setores envolvidos e análise de informações com tecnologia para integrar os sistemas. Com a consultoria, o Sebrae pretende reduzir os custos no desenvolvimento de serviços, identificar as falhas de integração entre sistemas, processos e pessoas e realizar o redesenho transparente do processo.

Para o Gerente do Sebrae da Foz, Eng. Sérgio Fernandes Cardoso, a construção civil é o primeiro tema escolhido para aplicação do projeto que, posteriormente, será realizado com intuito desburocratizar também a abertura de empresas, além de outros setores do município. “Quando a gente reduz a burocracia, reduzimos o custo para empresas e municípios. Quando reduzimos o custo para o município, ele canaliza esforços financeiros para obter obras estruturais na educação, saúde e assim gerar mais empregos e mais fontes de renda, resultando no desenvolvimento econômico. Nesse primeiro momento realizaremos o diagnóstico para ver como está a nossa realidade e em uma segunda etapa apresentaremos os pontos de melhora para seguirmos com o projeto”, destacou.

O próximo passo do projeto será identificar os setores e agentes envolvidos e realizar as visitas nos setores para coleta de informações e consultoria das equipes. Para o Prefeito Municipal de Itajaí, Volnei Morastoni, o projeto trará bons resultados ao município. “O Sebrae nos orgulha muito, pois sempre atua com novas ideias para acelerar o desenvolvimento da nossa cidade. Itajaí possui hoje três mil leitos e mais 800 estão sendo construídos. O estado inteiro está olhando para a nossa cidade e essa parceria no projeto com todas as entidades será fundamental para acelerar esse processo”, ressaltou.

Botão Voltar ao topo