NotíciasRio Grande do Sul

Catavida promove oficinas com catadores de Novo Hamburgo

Pela passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o programa de gestão social de resíduos sólidos programou a atividade na Coolabore e na Univale

Refletir sobre o uso de sacolas plásticas para as compras do dia a dia foi a proposta que levou o Programa Catavida, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), a reunir catadores das cooperativas de reciclagem de Novo Hamburgo em oficinas de ecobags. As bolsas ecológicas, criadas a partir de camisetas em desuso, foram feitas por cooperados na Coolabore e na Univale. “São mulheres e homens que se tornam multiplicadores dessa semente da sustentabilidade em seus territórios”, observa a gerente do Catavida, Andréia Falkoski.

Voltado à gestão social de resíduos sólidos no Município, o Catavida oportunizou aos catadores da unidade Centro da Coolabore e da Univale, no bairro Liberdade, um momento de quebra de rotina e incentivo à customização. “O tecido de algodão usado nas camisetas demora de dez a 20 anos para se decompor no meio natural, por isso é importante reutilizar o pano, e mais tempo ainda levam as sacolas plásticas”, acrescenta Andréia. “A excessiva aceitação hoje dessas sacolinhas de mercado é uma das grandes vilãs do equilíbrio ambiental.”

Refletir antes de aceitar

Com a vantagem do reuso, as ecobags substituem as sacolas plásticas, que devem ser recusadas por quem se preocupa com o planeta.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo por ano. No Brasil, aproximadamente 1.4 milhão delas são distribuídas por hora, e está aí uma informação simplesmente espantosa!

Homens e mulheres se envolveram com a ação rápida, proposta pelo Catavida, realizada também em curto espaço de tempo na Univale

Quase 50 anos de luta contra a poluição no planeta

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 5 de junho de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, na Suécia. Não à toa, a data passou a ser usada como alerta internacional sobre o quanto é importante preservar os recursos naturais que eram considerados, até então e por muitos habitantes do planeta, como inesgotáveis.

Em 2019, bem perto de se completar 50 anos depois da Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, a ONU Meio Ambiente tem promovido uma série de ações, como um site especial, um mapa interativo de eventos e um desafio digital para chamar a atenção para a evitável poluição do ar.

Confira como fazer uma sacola ecológica

  • É muito simples de fazer uma ecobag, para carregar as compras de feira e padaria, a partir de uma única camiseta. E o melhor: a iniciativa não requer o uso de agulha e linha.
  • Na parte da barra, alinhando a frente com as costas, faça cortes com a tesoura de mais ou menos 5 centímetros para cima, formando tiras com a distância aproximada de 2cm entre uma e outra (foto 1).
  • Em seguida, faça nós duplos e apertados entre as tirinhas correspondentes da parte da frente com a de trás até terminar todos os pares (foto 2). Desse modo, você fecha de maneira segura o fundo de sua ecobag.
  • Na próxima etapa, corte as mangas fora, mantendo a costura original das cavas, de modo a formar as alças de sua sacola (foto 3).
  • E, por fim, dobre ao comprido a camiseta ao meio e faça um recorte mais profundo em ¼ de lua ou em formato quadrado para retirar a gola, formando assim a abertura da ecobag (foto 4).
  • Não se importe muito em deixar tudo certinho, porque depois que você colocar as suas compras ali dentro, o próprio peso irá fazer o tecido se esticar e tudo ficará bem alinhado – você vai ver!

#FicaADica
Em caso de camisetas estampadas, você pode virar do avesso antes de começar o processo de customizar a peça de roupa. Desse modo, a ecobag ficará de uma cor só.

Botão Voltar ao topo