Saúde

Por que meu tênis sempre fura no dedão?

Você já reparou que algumas pessoas sempre furam o tênis no dedão do pé? Ou as vezes o dedão causa fricção contra o tecido do tênis e a pele formando calos, bolhas, unha lesionada gerando desconforto e irritação? Tênis que geram atrito no dorso dos dedos, além de desconfortáveis, também são perigosos pois podem causar bolhas, calos e até deformidade nos dedos e joanetes. Em alguns casos, essas condições podem se tornar severas e piorar a pressão sobre os pés causando até furos no tênis. Felizmente, há algumas maneiras de fazer isso rapidamente, sem comprometer a estrutura do tênis.

1- Use um dispositivo de alongamento de tênis/ sapatos
Alongadores são aparelhos projetados para expandir o comprimento ou largura de seus tênis o suficiente para dar espaço extra. Ao esticar a largura, eles podem expandir a parte superior para evitar o atrito contra os pés. No Brasil temos algumas marcas, mas algumas você consegue importar usando o termo em inglês: shoe stretchers.

2- Líquido de alongamento
Existem no mercado sprays e líquidos que prometem expandir o tênis. Também é extremamente conveniente, portátil e fácil de usar. Líquidos de alongamento de sapatos e tênis são feitos para serem borrifados na parte anterior. Você pode então colocar um dispositivo de alongamento nos sapatos para expandi-los ou usar seus próprios pés após a aplicação. No exterior usamos o termo: Stretching Liquid.

3- Meias grossas
Coloque seu par mais grosso de meias e, em seguida, vista o tênis que estão causando problemas. Se os sapatos forem feitos de materiais naturais serão bem fáceis de esticar. Acelere o processo pegando seu secador de cabelo e direcionando o fluxo de ar a seus pés. Tenha cuidado para não se queimar. O calor ajudará a suavizar e flexibilizar o material, permitindo que ele se estique e dilate até a espessura de suas meias. Quando você usar meias normais novamente notará a diferença.

4- Congelar com Água
Um dos métodos que li para dilatar tênis muito apertados é usar sacos de água. Encha sacos de armazenamento seláveis ​​com água e coloque-os nos tênis. A água tornará mais fácil para os sacos deslizarem até a frente o tênis, depois coloque seus sapatos no congelador. Quando a água congelar completamente, retire os sapatos e deixe a água descongelar. Em seguida, retire os sacos. A água se expande à medida que congela, e expandirá o tênis  no processo para uma pequena margem de movimento extra ao redor da área dos dedos.

5- Jornal molhado
Similarmente ao método da água congelada, muitas pessoas usam jornal molhado para esticar os cabedais dos tênis. Basta amassar um pouco de jornal, colocar no tênis e borrifá-lo com água ou o líquido de expandir tênis. Deixe descansar durante a noite. De manhã, remova o papel e você verá mais espaço no seu calçado.

Hora da compra
A maioria desses métodos podem ser feitos em casa em questão de horas ou durante a noite. Então, você não precisa viver com dores nos pés caso tenha comprado seu número corretamente e só quer alargar o cabedal. Mas outra dica interessante para evitar que isso aconteça, é fazer compras de tênis à noite. Os pés tendem a inchar no final do dia devido à gravidade, principalmente quem trabalha em pé ou faz muita caminhada. Isso sem falar que algumas pessoas incham os pés durante o próprio treino!

Tipo de treino
Geralmente os dedos dos pés ficam doloridos, até mesmo dormentes dependendo da intensidade e tipo de treino. Isso ocorre porque os dedos dos pés estão sendo batidos e sobrecarregados na caixa anterior que chamamos de cabedal especialmente quando você desce ladeira. Tente observar quais são os treinos que você sente isso para que nestes, você faça um reforço de proteção ou use seu tênis que tenha um material mais firme e reforçado na região do dedão, assim quando forçar não vai machucar.

Tipo do pé e pisada
Esse é o único item que você precisará de ajuda, pois se sua anatomia é diferenciada, onde seu dedão é maior que os outros dedos e mais largo, infelizmente existe uma tendência anatômica de haver mais pressão nessa região. Além disso, pode acontecer de sua anatomia ser normal e durante seu treino o seu dedão tende a hiper-estender principalmente se você tiver uma tendência de supinar o antepé. Nesses casos provavelmente irá precisar de ajuda médica e fisioterapia orientada e indicada para cada caso!

Tipo de tênis
Material do cabedal: O tênis que mais gosto é os que tem tecido no cabedal, mas também é o que eu mais furava no dedão, principalmente quando já estão velhos e com muitos kms de rodagem, nesse caso a questão é o material que é mais suscetível à pressão que acaba cedendo com o uso. Você pode escolher um que tenha reforço de outro material na frente mas por outro lado, esse reforço pode machucar a pele se você estiver sem proteção em baixo, portanto como sempre digo: escolha o que você se adapta melhor e sente maior conforto. Se decidir usar os mais leves e de tecidos use as outras dicas para evitar o furo.

Sistema de amarração: Deixe seu pé confortável mas cuidado para não fazer uma amarração que o pé fique muito apertado pois os dedos se machucam por pressão, nem tão largos onde os dedos ficam deslizando a cada passo, o que pode contribuir para mais trauma devido ao impacto.
Amarre também com o objetivo de estabilizar o calcanhar para evitar que os pés deslizem para a frente no sapato a cada passo. Isso é especialmente importante para rotas de corrida que incluem seções de descida.

Número certo: uma dica para ver se seu pé vai ficar confortável no tênis é tirar a palmilha (quando houver) e colocar seu pé apoiado no chão sobre ela. Se seus dedos ficarem para fora ou exatamente na linha: o tênis está apertado o que favorece lesões.

Proteja-se
Sabendo disso tudo e caso ainda sinta que o dedão, ou os dedos ainda estão forçando o cabedal, sugiro usar meias especiais com reforço e preenchimento durante os treinos com reforço no antepé elas são vendidas em lojas especializadas. Alguns atletas usam também 2 meias.

Existem também aparelhos ( órteses de vários materiais), já vi até atleta usando esparadrapo ou band-aid para evitar o contato da pele contra o tecido. Existem no mercado protetores de joanete de vários materiais ( ex: silicone) e são  encontrados em lojas de produtos ortopédicos os quais podem adicionar mais espaço na parte superior e nas laterais dos sapatos, onde são pontos de pressão para algumas pessoas. Essas órteses não apenas adicionarão um pouco mais de espaço para evitar atrito, mas você poderá ajustá-los sempre que precisar deles para impedir que o tênis faça pressão sobre a pele. Eles são uma ótima maneira de proteger ainda mais quando o tênis é novo e ainda está se adaptando ao seu pé. A ideia nesses casos é prevenir, porque depois que fura: só remendando ou trocando de tênis! Ah, dica final antes de trocar: tente um número ou meio (americano) maior, que sabe seus dedos não ficam mais confortáveis?

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Botão Voltar ao topo