Rio Grande do Sul

Estudantes de Portão são bicampeões de torneio de raciocínio na Hungria

Alunos de 9 a 12 anos da Escola Municipal Visconde de Mauá, do município de Portão (RS), venceram ontem (12) a competição internacional The Mind Olympics, realizada pela Mind Lab, em Budapeste, na Hungria, competindo com outras nove equipes com alunos de outros quatro países que utilizam a metodologia com jogos de raciocínio.

Os alunos Adriéli Hesper de Vargas, Guilherme Oliveira de Oliveira, Kauã do Carmo da Silva e Yasmin dos Santos participaram ao lado dos vencedores da categoria de 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da rede privada, o Instituto Eros Gustavo, do município de Contagem (MG), que foi vitoriosa no ano passado e, neste ano, conquistou a terceira colocação.

Ambos os times haviam vencido em maio a etapa nacional da XI Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, torneio entre estudantes que utilizam o Programa Mente Inovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Durante toda a competição no Brasil, que possui também uma fase classificatória digital, participaram 850 alunos de 142 escolas. Assim como no Brasil, na competição internacional utilizaram os jogos Abalone, Damas Olímpicas, Quoridor e Octi.

Na The Mind Olympics foram realizadas 12 partidas ao longo de dois dias, sendo que cada aluno teve a oportunidade de enfrentar estudantes de todas as outras equipes participantes. Nesta edição, além do Brasil, estiveram presentes estudantes do Inglaterra, Austrália, Panamá e Romênia. O torneio é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio da Mind Lab como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da empresa envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.  Alunos da Escola Municipal Visconde de Mauá venceram, em 2017, pela primeira vez a etapa internacional da The Mind Olympics, realizada na Ilha de Creta, na Grécia.

Botão Voltar ao topo